"As lesões cariosas que se desenvolvem na superfície dental sob a placa bacteriana representa o resultado de uma complexa interação entre bactérias nocivas e inócuas, espécies bacterianas antagonistas e sinergistas, seus produtos metabólicos e a sua interação com fatores do hospedeiro, como a saliva. Em outras palavras, a cárie dental não é apenas uma doença multifatorial, mas possui também uma complicada etiologia".
Dentro desse contexto, as lesões de cárie proximais, podem acontecer entre os dentes nas paredes mesial e distal. O diagnóstico e o acesso para remoção da cárie pode ser difícil devido a sua localização. Analise as afirmativas a seguir sobre o diagnóstico e acesso à cárie proximal e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por falha na higienização
( ) Normalmente tem forma de elipse ou forma arredondada.
( ) Elas podem estar restritas à face proximal, sem presença de lesão na face oclusal o que resultará em preparos mais conservadores.
( ) Nos casos que a lesão estiver localizada logo abaixo do ponto de contato, porém com proximidade à crista marginal, o acesso à lesão será realizado através da crista marginal e o preparo recebe o nome de slot vertical.
Indique se as alternativas estão falsas ou verdadeiras:
Escolha uma:
a.
F - V - V - V.
b.
F - F - V - V.
c.
V - V - V - V. Correto
d.
V - F - V - F.
e.
V - F - F - V.
ale2008p8k4xl:
correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A alternativa correta é a c. V - V - V - V.
O diagnóstico de lesões cariosas proximais incipientes ainda permanece como um importante desafio para a Odontologia principalmente pela impossibilidade de uma visualização direta.
O método comumente utilizado para o diagnóstico das lesões cariosas proximais tem sido a radiografia interproximal (bitewings).
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes