As leis de Kirchhoff, conhecidas como lei das malhas e leis dos nós, são, respectivamente, leis de conservação da carga elétrica e da energia nas malhas e nos nós dos circuitos elétricos. Essas leis foram criadas pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff e são usadas para analisar circuitos elétricos complexos, que não podem ser simplificados.Para aprendermos a usar as leis de Kirchoff, precisamos compreender o que são os nós, ramos e malhas dos circuitos elétricos. Vamos conferir uma definição simples e objetiva de cada um desses conceitos: Nós - são onde há ramificações nos circuitos, ou seja, quando houver mais de um caminho para a passagem da corrente elétrica; Ramos: são os trechos do circuito que se encontram entre dois nós consecutivos. Ao longo de um ramo, a corrente elétrica é sempre constante; Malhas: são caminhos fechados em que iniciamos em um nó e voltamos ao mesmo nó. Em uma malha, a soma dos potenciais elétricos é sempre igual a zero.A 1ª lei de Kirchhoff: lei dos nós é uma consequência do princípio de conservação da carga elétrica. Qual deve ser o comportamento das correntes elétricas, segundo esta lei?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1ª lei de Kirchhoff: lei dos nós
De acordo com as leis de Kirchoff, a soma de todas as correntes que chegam a um nó do circuito deve ser igual à soma de todas as correntes que deixam esse mesmo nó. Essa lei é uma consequência do princípio de conservação da carga elétrica. Segundo ele, independentemente de qual seja o fenômeno, a carga elétrica inicial será sempre igual à carga elétrica final do processo.
Vale ressaltar que a corrente elétrica é uma grandeza escalar e, portanto, não apresenta direção ou sentido. Desse maneira, quando somamos as intensidades das correntes elétricas, somente levamos em conta se a corrente chega ou deixa o nó.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Pedagogia,
6 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás