História, perguntado por camylelopes3486, 8 meses atrás

As leis abolicionistas foram aprovadas no Brasil entre 1850 e 1888 e fizeram parte da transição gradual que o país percorreu até decretar a abolição da escravatura, por meio da Lei Aurea, em 13 de maio de 1888. Nesse período grandes leis abolicionistas foram aprovadas. Sobre elas podemos afirmar que:AFaziam uma transição gradual, o que não desagradava às elites econômicas do país, sobretudo a do Sudeste, interessada em adiar, ao máximo, a abolição do trabalho escravo. Na década de 1860, começaram a ser discutidas as possibilidades de implementar-se essa transição gradual, e a primeira lei resultado desse debate foi a Lei do Ventre Livre.BA Lei do Ventre Livre foi muito aceita pelos abolicionistas que demandavam a abolição imediata e irrestrita. De toda forma, deu abertura para uma atuação intensa de advogados abolicionistas, que vasculhavam os registros atrás de irregularidades, verificando-se a idade dos filhos dos escravos.Ca Lei dos Sexagenários decretava que todos os escravos com 60 anos seriam libertos, mas, para isso, deveriam trabalhar durante três anos para seu senhor como forma de indenização. A lei também determinava que os libertos contemplados por essa lei recebessem indenizações trabalhistas.DA Lei Aurea aboliu definitivamente a escravidão no Brasil e a liberdade garantiu aos ex-escravos melhorias significativas em suas vidas. Como o governo se preocupou em integrá-los à sociedade, muitos receberam diversas indenizações, moradia, educação e outras condições fundamentais de vida.ECom a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, o tráfico negreiro foi efetivamente ampliado no Brasil e isso é evidenciado pelo número alto de africanos que desembarcou no país. Observou-se, no entanto, o aumento do controle e fiscalização de embarcações clandestinas com finalidade de tráfico de escravos.

#QuestõesdeConcurso

Soluções para a tarefa

Respondido por DeusLucas
5

Resposta:

Resposta certa: letra A: Faziam uma transição gradual, o que não desagradava às elites econômicas do país, sobretudo a do Sudeste, interessada em adiar, ao máximo, a abolição do trabalho escravo. Na década de 1860, começaram a ser discutidas as possibilidades de implementar-se essa transição gradual, e a primeira lei resultado desse debate foi a Lei do Ventre Livre.

Explicação:

As demais opções estão erradas porque:

A letra B está errada porque a Lei do Ventre Livre foi muito aceita pelos abolicionistas porque defendiam a abolição gradual da escravidão para assim adiá-la ao máximo.

A letra C está errada porque a Lei dos Sexagenários decretava que todos os escravos com 60 anos seriam libertos, mas, para isso, não deviam nenhum trabalho ao seu senhor como forma de indenização. A lei também não determinava que os libertos contemplados por essa lei recebessem indenizações trabalhistas.

A letra D está errada porque a Lei Aurea aboliu definitivamente a escravidão no Brasil mas a liberdade não garantiu aos ex-escravos melhorias significativas em suas vidas pois o governo não se preocupou em integrá-los a sociedade.

A letra E está errada porque com a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, o tráfico negreiro foi não foi ampliado no Brasil. Na verdade, com a lei Eusébio Queiróz, aprovada em 4 de setembro de 1850, o tráfico teve vida curta no Brasil e praticamente acabou em 1856.

Respondido por lianemefeiros
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Perguntas interessantes