As irmãs Ana e Maria, de nove e doze anos, respectivamente, estão tendo o primeiro contato com o tema - Desigualdades Regionais do Brasil. Para a mais velha, que está cursando o sétimo ano do Ensino Fundamental, a temática é abordada durante as aulas de Geografia. Enquanto que a caçula está aprendendo sobre o assunto observando a irmã mais velha estudar. Ana ainda tem dúvida sobre a complexa diversidade cultural, social e econômica espalhada pelo território brasileiro. Desse modo, para auxiliar na aprendizagem de Ana, Maria afirma que “as regiões brasileiras diferenciam-se em muitos aspectos: umas são mais industrializadas que outras; algumas têm sua base econômica na agricultura e na pecuária; algumas apresentam um clima tropical, enquanto outra, clima subtropical; umas apresentam poucas desigualdades sociais, outras apresentam um abismo entre os mais ricos e os mais pobres. Além disso, têm tradições, sotaques e costumes diferentes”. Diante desse contexto, analise as afirmações e relacione-as com suas respectivas regiões:
(1) Região Sul
(2) Região Sudeste
(3) Região Nordeste
(4) Região Norte
(5) Região Centro-Oeste
( ) É a segunda maior extensão territorial entre as regiões brasileiras. Possui forte influência da cultura indígena, mas há também influência de todas as demais regiões brasileiras, em virtude da migração advinda das mais variadas localidades do país. Inicialmente, a atividade econômica de destaque foi o garimpo de ouro e diamantes, sendo gradativamente substituído pela pecuária e pela agricultura, onde, atualmente, a agroindústria é o principal pilar de sua economia.
( ) Em extensão territorial, é a menor região do Brasil, mas é a segunda mais povoada. Seu povoamento foi determinado pela presença de imigrantes europeus como: alemães, ucranianos, poloneses e italianos, que influenciaram os aspectos culturais dessa região, como a culinária, as danças típicas e a arquitetura das edificações, que deixaram aspectos de sua cultura. Essa região reúne uma área industrial relevante, para tanto, sua economia também é baseada na agropecuária e na prestação de serviços. Sua urbanização e industrialização são das mais elevadas do país e com menos contrastes, aspectos estes que contribuem para tornar essa região foi uma das mais ricas do Brasil.
( ) Apesar de ser a maior região em extensão do país, é a segunda menos povoada, onde a maior parte de sua população encontra-se nas capitais e nas principais cidades que se situam às margens dos rios. Os primeiros habitantes da região foram os indígenas, sendo que seus descendentes, ainda hoje, representam grande parte da população. Essa região começou a receber grande número de migrantes no final do século XIX, devido à extração do látex, usado na fabricação da borracha. Até meados de 1960, essa região era pouco industrializada, sendo esse cenário modificado quando um de seus municípios recebeu incentivos fiscais para a instalação de indústrias. Para tanto, alguns aspectos insatisfatórios são identificados nessa região, como deficiência de saneamento ambiental, analfabetismo e mortalidade infantil.
( ) Foi a primeira região a ser explorada economicamente pelos colonizadores portugueses. Possui muitas cidades históricas, com monumentos que remetem-se à época colonial, beneficiando o turismo. O rico artesanato, festas folclóricas de destaque e uma culinária típica, evidenciam essa região no cenário nacional. Para tanto, essa é uma região de complexos contrastes, tanto naturais quanto socioeconômicos entre as áreas interioranas, com predomínio de clima semiárido e com problemas complexos de caráter social, e as áreas litorâneas, sendo mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente.
( ) A economia dessa região é a mais dinâmica do Brasil, tendo grande desenvolvimento desde a época colonial, com a exploração do ouro e do pau-brasil na Mata Atlântica. Após esse período, deu-se a era do café e a instalação de indústrias. Nessa região se encontram os maiores polos industriais do país e possui as duas maiores regiões metropolitanas. Desse modo, seu grande desenvolvimento econômico é atração de pessoas de todas as regiões do país em busca de melhores condições de vida, o que proporcionou uma grande mistura cultural.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Por esse motivo, a desigualdade social no Brasil é um tema que pode ser abordado de diversas formas no Enem. Afinal, além de ser um assunto muito importante por causa das dificuldades e injustiças que o abismo econômico pode provocar, é um processo que acontece no mundo inteiro (em maior ou menor grau). Confira nossas dicas e macetes para entender de vez esse conceito, conhecer as principais causas, consequências e tipos
Perguntas interessantes