As invasões sofridas pelo Brasil no século XVII, primeiro na Bahia (1624 - 1625) e depois em Pernambuco e outras partes do Nordeste (1630 -1654), devem ser entendidas como:
a) um reflexo direto da crise europeia motivada pela ocorrência de conflitos religiosos gerados pela reforma;
b) uma tentativa de manutenção dos interesses açucareiros pela Holanda depois da união das Coroas Ibéricas;
c) uma disputa entre imperialismo inglês e batavo - a fim de controlar o transporte marítimo no Atlântico;
d) um reflexo da guerra civil das colônias americanas, o que determinou um grande afluxo de imigrantes estrangeiros;
e) um conflito para superar a crise comercial gerada pelo colapso de produção de açúcar nas Antilhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
Após serem proibidos de comercializar o açúcar Brasileiro, os holandeses invadiram o Brasil com interesse na economia açucareira.
As invasões sofridas pelo Brasil no século XVII, primeiro na Bahia (1624 - 1625) e depois em Pernambuco e outras partes do Nordeste (1630 -1654), devem ser entendidas como o que está posto na letra B) uma tentativa de manutenção dos interesses açucareiros pela Holanda depois da união das Coroas Ibéricas;
No Brasil, houveram tentativas de invasão realizadas nos anos de 1624 e de 1630, sendo a primeira em Salvador e a segunda em Pernambuco. Essas invasões foram realizadas pelos holandeses, e foram motivadas com o objetivo de se aproveitar da agroindústria açucareira.
As invasões começaram na Bahia, indo até São Luís. Também contaram com a Companhia das Índias Ocidentais, mas decaíram a partir de 1642. Por fim, tinham relação com a União Ibérica e a guerra em busca da autonomia das Províncias Unidas dos Países Baixos.
Veja questão relacionada em:
brainly.com.br/tarefa/39890483