As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:
a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre Brasil e Portugal.
c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
d) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.
e) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre Brasil e Portugal
Respondido por
1
Resposta:
É correta a alternativa D, já que no período os Países Baixos (que popularmente conhecemos como "Holanda", embora a Holanda seja apenas um dos muitos territórios deste país) estavam em guerra pela sua própria liberdade contra a Espanha.
Explicação:
Invadir a província de Pernambuco, que na época era a mais lucrativa do Brasil e estava indiretamente sob controle da Espanha, que controlava Portugal por meio da União Ibérica, era uma forma de enfraquecer este adversário dos Países Baixos e ao mesmo tempo levantar recursos que permitissem que a guerra continuasse.
Perguntas interessantes
Informática,
5 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás