História, perguntado por antoniayasmim8725, 1 ano atrás

As invasões bárbaras ao Império Romano, nos séculos IV e V, propiciaram novas relações entre a cultura dos romanos e a dos povos bárbaros e provocaram profundas transformações na Europa Ocidental. Muitos historiadores tomam esses acontecimentos para demarcar o fim da Antigüidade e o início da Idade Média.Considerando os acontecimentos mencionados, atenda às solicitações abaixo.A)   Esclareça quem eram os bárbaros.B)  Comente duas mudanças que ocorreram na sociedade da Europa Ocidental a partir do contato com os bárbaros.

Soluções para a tarefa

Respondido por airtonfreitasdoz4x0n
41
a) Os Bárbaros eram povos germânicos que não habitavam o Império Romano. Entre eles estão os francos, os lombardos, os hunos, os visigodos, os vikings e os ostrogodos.
b)
Incursões dos bárbaros provocaram pânico e mudanças no cotidiano da sociedade. 
Enfraquecimento das grandes cidades contribui para ruralização, consagrada com o colonato, e formação de reinos germânicos. 
Colonato: sistema de trabalho servil, em que latifundiários ofereciam terra, proteção e parte dos rendimentos da produção aos seus colonos (ex-escravos e plebeus empobrecidos). 
Como os bárbaros adentravam nas cidades destruindo tudo, a população se viu obrigada a viver na zona rural, e como não possuiam terras, aceitavam uma parte da terra dos senhores feudais em troca de proteção e trabalho remediado, ou seja, como eram camponeses, dividiam o que produziam com o dono das terras, no caso, o senhor feudal.
Perguntas interessantes