As interrupções de concentração são habituais e podem comprometer a continuidade das atividades no decorrer de um dia de trabalho. Mesmo nas horas comerciais, é importante afastar-se do trabalho de vez em quando. Mas pausas (tem também os que preferem chamar de ‘breaks’ são bem diferentes de distrações e interrupções. As pausas são focadas e deliberadas. Já as distrações e interrupções te pegam desprevenido e tiram todo o foco da sua tarefa inteiramente. Elas podem ser são dos mais diversos tipos, e não se restringem às causadas por fatores externos, como emails constantes, telefonemas e colegas de trabalho que chegam na sua mesa com “perguntas rápidas” que levam toda a manhã. O Smartphone, e suas infinitas possibilidades de distração, do What ao Instagram, também é responsável por uma grande fatia daquilo que nos distrai. Na verdade, segundo a pesquisadora, 44% das vezes a interrupção vem do próprio indivíduo. Enquanto o foco contínuo por horas a fio é um mito, o cenário que temos diante de nós é de extrema desatenção, mesmo quando não percebemos isso. “Você acha que fica na frente do computador por muito tempo, mas não é verdade. Normalmente está ali brevemente antes de fazer outra coisa”, explica Mark. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2017. Para lidar com esse problema, avalie as propostas a seguir. I – Evitar notificações de celular ou outros dispositivos quando se está em uma reunião ou durante alguma atividade que exige grande concentração. II – Criar formas de avisar aos colegas que, durante um certo momento, não se pode ser interrompido. Pode ser por status em redes corporativas ou algum hábito reconhecido. III – Escolher o ambiente e momento ideais para cada atividade: talvez, aquelas que exigem maior concentração devem ser feitas em períodos de maior tranquilidade no ambiente. É correto o que se afirma em: Escolha uma:
a. I e III.
b. I.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
271
Vamos analisar cada item por vez:
I – Verdadeira. Embora desativar as notificações não é uma medida que exige por si grande foco, trata-se de uma ação pensada para potencializar a concentração futura.
II – Verdadeira. Trata-se de uma medida eficaz para potencializar o tempo sem as constantes interrupções reconhecidas pelo texto.
III – Verdadeira. Trata-se de uma medida eficaz até mesmo quando se pensa em home-office.
Como todas as alternativas são verdadeiras, a única opção correta de resposta é c.
Respondido por
319
c. I, II e III. RESPOSTA CORRETA
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás