As interjeições são usadas para expressar, de maneira breve, emoções súbitas e fortes. Uma mesma interjeição pode traduzir sentimentos diversos, como é o caso de Ai! Identifique o a sensação ou o sentimento expressos por essa interjeição nas frases a seguir: a) Ai! Sinto tanta falta da minha avó que está tão longe! b) Ai! Vi uma barata entrando na sala! c) Ai! Que sorvete delicioso! d) Ai! Furei o dedo com a agulha!
Soluções para a tarefa
A língua portuguesa é admirável, pois com apenas uma pequena palavra podemos expressar diversos tipos de emoções, sentimentos, pensamentos, estados da alma, alertar alguém sobre algo bom ou ruim entre outras situações. Esta palavrinha chama-se interjeição. Trata-se de uma palavra invariável, ou seja, não há gênero de pessoa, nem de número, nem de tempo, modo, ou voz de verbo. É considerada uma palavra-chave, fica fora da estrutura da frase, não possui função sintática.
Qualquer brasileiro, português ou que conheça nossa língua consegue entender seu significado, pois vai depender do modo como a interjeição será dita.
As interjeições expressam alguns sentimentos como:
– contentamento: eita!, oba!, huh!, iupi!
Ex: Oba o dia das crianças está chegando!
Com apenas a palavra “oba” o ouvinte entenderá que o dia das crianças que se aproxima é algo prazeroso.
– indignação: eita, barbaridade!
Ex: Eita, isto é coisa da megera daquela professora.
A interjeição “eita” expressa um sentimento ruim quanto a uma determinada professora.
– repelir algo ou alguém: fora!, passa!, sai!, xô!
Ex: Xô cachorro, saia para fora agora!
Ao ouvir “xô”, geralmente até o cachorro entende que tem que sair.
– entusiasmo: puxa! nossa!, ah!, uau!
Ex: Nossa como você está bonita hoje!
A interjeição “nossa” amplia o significado de admiração pela pessoa que está tão bonita.
– aplauso: bis!, bravo!, viva!, hurra! muito bem.
Ex: – Bis, bis – gritava a multidão enlouquecida embalados pelo show de rock
O cantor de rock ou banda irá entender que deve repetir a música cantada, tocada, quando ouvir as pessoas gritando “bis”.
– agradecimento: obrigado, obrigada, graças a Deus!
Ex: Muito obrigada meu Deus, pelas bênçãos recebidas!
Expressa um sentimento de gratidão por algo de bom que recebeu.
– despedida: tchau, adeus, inté.
Ex: Tchau, até amanhã.
“tchau” tornou-se uma palavra de despedida tão usada, que até mesmo no exterior, podemos escutar estrangeiros pronunciando-a com sotaque.
– chamar alguém: hei, psiu, socorro, olá, alô.
Ex: – Alô, Alô, alguém me escuta?
“Alô” é a palavra oficial no Brasil para iniciar uma conversa ao telefone.
Algumas vezes a interjeição no uso de uma linguagem mais afetiva permitirá variação em grau. Ex: Oizinho, loguinho, bravíssimo.
– Ela só me deu um “oizinho” no celular hoje.
Em outras, a interjeição recebe mais de um vocábulo, então torna-se uma locução interjetiva. Como: Oras bolas! Puxa vida! Queira Deus! Cruz credo!
Algumas interjeições e locuções interjetivas são regionais, e são usadas com maior ou menor freqüência dependendo da localidade da população.
Espero ter ajudado a explicar.
As interjeições são instrumentos que ajudam a expressar os sentimentos e as emoções no texto escrito, transpondo os gestos ao papel. Com isso, utilizam-se sinais, especialmente a exclamação, como símbolo de comunicação e transmissão de sensações por vias textuais.
Assim, na letra A, a interjeição apresenta uma semântica de saudade e vazio pela avó não estar por perto. Esse sentimento gira em torno da tristeza e da angústia por estar distante de quem se ama e quer bem.
Na letra B, a interjeição apresenta uma ideia de medo, receio, susto. A presença da barata na sala traz uma sensação de nojo e medo ao mesmo tempo, culminando em um desespero e uma ânsia por tirar o inseto do local.
A letra C traz um sentido de prazer e satisfação por representar a degustação de um alimento. A ideia de gostosura, saboreio, deleite é visível e aponta que a pessoa que degusta do sorvete o faz com prazer e vontade.
Já a letra D representa a interjeição simbolizada pela dor e pelo sofrimento momentâneo em que o dedo é perfurado pela agulha. Ao lermos a frase, é visível que a pessoa sente-se acanhada e a sensação é que ela larga, às pressas, o objeto pontiagudo por tê-la ferido e a machucado, querendo se afastar do objeto que lhe causou dor.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/1326282