Contabilidade, perguntado por cruzthais052, 9 meses atrás

As intenções do governo para com a sociedade são materializadas a partir das despesas públicas. A realização dos dispêndios públicos decorre da manutenção das atividades governamentais, investimentos na educação, saúde, segurança pública e previdência social. De acordo com o Portal da Transparência, o governo federal liquidou em 2019 mais de R$ 2,6 trilhões de despesas públicas.


Nesse sentido, o governo classifica as despesas em dois grandes grupos da seguinte forma:

A
Despesas financeiras e comerciais.

B
Despesas orçamentárias e comerciais.

C
Despesas administrativas e comerciais.

D
Despesas extraorçamentárias e comerciais.

E Despesas orçamentária e extraorçamentária.

Soluções para a tarefa

Respondido por vadinhofera
22

Resposta:

Resposta Correta:

letra E: Despesas orçamentária e extraorçamentária.

Explicação:

As despesas públicas podem ser divididas em dois grandes grupos: orçamentárias eextraorçamentárias. Orçamentárias seriam as despesas que possuem prévia autorização na LOA ou por meio dos créditos adicionais, ou seja, aquelas cuja existência decorre de prévia apreciação e aprovação pelo Poder Legislativo.

As extraorçamentárias, por outro lado, representam despesas realizadas à margem daquilo quefoi aprovado pelo poder legislativo. Araújo e Arruda (2020) observam que esse tipo de despesa podeocorrer em duas situações: saída compensatória dos ativos; e o pagamento de restos a pagar. Naprimeira situação, tem-se a geração de despesas em função da saída de recursos gerados porreceitas extraorçamentárias, como a devolução para fornecedores dos valores aportados a título decaução. Já a conta de restos a pagar, conforme veremos, representam valores aprovados noorçamento anterior, mas que por alguma razão não foram executados no decorrer do período. Nessecaso, serão encarados no exercício corrente como despesas extraorçamentárias.

Aula 2

Perguntas interessantes