As instituições religiosas desempenham um papel muito importante na sociedade, principalmente em locais de grande vulnerabilidade social, como nas periferias das grandes cidades brasileiras. A religiosidade pentecostal e neopentecostal estão em maior número nesses espaços geográficos e, portanto, exercem uma influência muito grande no suprimento das necessidades daquela população, que sofre com a ausência do Estado.
Na aula de Ensino Religioso da escola pública em que você é professor, após explicitar a importância do conhecimento religioso e a presença das instituições religiosas na contemporaneidade, você é interrompido por um aluno, que questiona “As religiões manipulam as pessoas e nada fazem por elas. Faz sentido a existência delas hoje?”. O jovem continua “Nunca vi vantagem em participar dessas religiões que enriquecem seus líderes e deixam as pessoas enganadas”, encerra, esperando sua posição.
Embora, teoricamente, você tenha dado as explicações sobre a importância do conhecimento religioso, a pergunta parece pedir exemplificação da importância desse conhecimento na vida prática.
Mesmo sem concordar com o caráter manipulador de alguns líderes, você precisa demonstrar ao aluno o outro lado das expressões religiosas que são importantes para as pessoas. Como você responderia ao aluno?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Inicialmente, deve-se, cuidadosamente, considerar a pertinência da pergunta, e discorrer sobre a importância do conhecimento religioso em contraponto com os outros tipos de conhecimento. Em seguida, demonstrar como a experiência religiosa diante do Sagrado proporciona uma experiência singular, tremenda e misteriosa, capaz de promover modificações espirituais e comportamentais nas pessoas, principalmente naquelas que se encontram em situação de grande vulnerabilidade social.
Depois, informar sobre as várias ações sociais feitas pela instituição e aquelas em que a instituição não está diretamente ligada, mas que ocorre nos espaços religiosos, da ligação existente entre os adeptos das diversas religiões.
Além disso, demonstrar como o conhecimento religioso atua na formação e na manutenção de redes sociais reais, em resposta à anomia social sentida pelo indivíduo em sua integração no mundo urbano.
É importante explicar que o grande número de fiéis são provenientes de áreas de desorganização social, onde a religião atua no processo de adaptação, de pertencimento, de associativismo religioso, e espaços de curas psicológicas e limpeza tóxica de bebidas e drogas.
Explicitar, também, o caráter ético, amoroso e acolhedor que as religiões proporcionam, em seu cotidiano, tornando o espaço privilegiado, inclusive aumentando a autoestima de seus frequentadores. Lembrar o aluno que tudo isso está relacionado ao compromisso adquirido por meio da experiência religiosa, que inaugura a entrada da pessoa no ambiente sagrado/religioso. Demonstrando, assim, o outro lado da religião, de forma a esclarecer a importância dessas instituições diante da degradação da realidade vivida por elas.
Explicação: