As instituições de ensino superior que oferecem o curso de Pedagogia precisam estar atentas quanto às suas definições legais, bem como, quanto ao seu papel formador, para assim proporcionar, tanto aos pedagogos em formação quanto aos pedagogos que buscam se especializar, o desenvolvimento de competências que contemplem uma prática com coerência às teorias e bases legais vigentes.
Imagine que você se formou no curso de Pedagogia e agora precisa pensar onde deseja trabalhar. Portanto, considerando as definições legais e os alcances da profissão, explique como um pedagogo deve se preparar para atuar em diversas áreas do conhecimento, por meio da docência, da pesquisa e da gestão em instituições, entre outras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pedagogo em formação deve desenvolver seus estudos com base nas resoluções vigentes, assim como, após concluir sua formação, tem como compromisso continuar buscando se atualizar conforme as modificações nas bases legais e nas muitas áreas referentes à educação. Assim, os cursos formadores, preferencialmente, devem estimular o estudo de teorias que discutam não só sua atuação em docência, mas em diferentes espaços que contemplam o trabalho pedagógico.
Dessa maneira, poderá contemplar a prática amparada por estudos teórico-práticos, com olhar ampliado para a investigação e reflexão crítica, ancorado na incessante ampliação dos seus conhecimentos para a aplicação ao campo da educação, da gestão, entre outras. Podendo, ainda, apropriar-se de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental e ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural, conforme previsto pela CNE/CP n.º 2/2015
Explicação:
Padrão de Resposta Esperado
Resposta:
A identificação de competências específicas ,desenvolvidas na formação inicial, acabam por variar de acordo com a individualidade de cada estudante, tendo em vista seu percurso formativo, contudo, é preciso que considerem o que está previsto na BNC-Formação, tendo-a como parâmetro para reflexão. Assim, espera-se que se identifiquem com a competência do “Conhecimento profissional”, alguns aspectos da competência “Prática Profissional” sendo, estas, principalmente vivenciadas no estágio e nas atividades práticas. Contudo, o “Engajamento Profissional”, apesar de ser conhecido pelos estudos teóricos e nas práticas vivenciadas na escola, poderá ter seu desenvolvimento, principalmente, no exercício da profissão.
Contudo, é importante aos graduandos identificarem as competências e habilidades já dominadas e aquelas que precisarão buscar desenvolver, tendo como referência a BNC-Formação que será a base para as políticas públicas no país. São as principais competências específicas e respectivas habilidades:
Descrição da imagem não disponível
Após análise os alunos poderão indicar como formas de desenvolvimento de sua formação continuada em cursos de atualização, em programas de extensão com carga horária variável; cursos de aperfeiçoamento, pós graduação lato sensu; pós graduação stricto sensu e, também, na formação em serviço em suas especificidades. (BNC-Formação Continuada – capítulo III e IV da Resolução CNE/CP nº 1/2020).
Explicação: