As instituições de Educação Infantil, como espaço de apropriação e construção de cultura, de acordo com o Currículo em Ação, devem ter o objetivo de garantir a todas as crianças a. Oportunidades ricas de aprendizagem por meio de aulas expositivas que colaborem para aumentar o nível de concentração e a disciplina, provando para as famílias que escola de Educação Infantil não é lugar de brincar e de passatempo. B. Espaços amplos com diversificação de materiais, área externa toda coberta, somente brinquedos estruturados, salas com pouca visão para o lado externo para que se concentrem nas atividades e se preparem adequadamente para o Ensino Fundamental. C. A formação integral como requisito para ingresso no Ensino Fundamental, por isso devem proporcionar em excesso atividades de domínios cognitivos, especialmente com as áreas de Linguagens e de Matemática. D. A formação integral, considerando as dimensões humanas por meio de experiências que promovam o protagonismo infantil, atendam aos interesses e às necessidades das crianças e lhes deem condições para explorar os ambientes e construir sentidos pessoais, sobre o mundo e sobre si. E. O direito à proteção, à saúde, à convivência e à interação social, negando o acesso a conhecimentos historicamente construídos pela humanidade, pois se trata de processos complexos e incompatíveis com a idade das crianças
Soluções para a tarefa
Resposta: D - A formação integral, considerando as dimensões humanas por meio de experiências que promovam o protagonismo infantil, atendam aos interesses e às necessidades das crianças e lhes deem condições para explorar os ambientes e construir sentidos pessoais, sobre o mundo e sobre si.
Explicação: O Currículo em Ação defende que as instituições de Educação Infantil se constituem loci privilegiados de relações sociais favorecedoras do processo de humanização das crianças, pois contemplam situações em que o respeito à diversidade, a atenção à necessidade do outro, o altruísmo e o compromisso com o bem comum e a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento permeiam o cotidiano coletivo da primeira infância. Enfatiza também a importância de considerá-las seres integrais, históricos, sociais, culturais, cidadãs detentoras de direitos, repletas de singularidades, necessidades e potencialidades, além de ter como função direcionar a ação de maneira que efetivamente contribua para seu desenvolvimento integral, potencializando suas aquisições, suas construções e sua produção de saberes. Nessa perspectiva, para que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças aconteçam de forma emancipatória, em que a autonomia e o protagonismo sejam garantidos, a instituição deve organizar e desenvolver ações educativas que as desafiem a se apropriar de novos significados culturais, novas formas de ver e viver a cultura e o que está ao seu redor. O Currículo em Ação, portanto, convida os profissionais da Educação Infantil (gestores, professores e demais profissionais) a serem observadores, terem olhos, ouvidos e sensibilidade para perceberem as necessidades da criança e, dessa forma, promoverem a função social da instituição de Educação Infantil.