As instituição sociais são importantes para as relações estabelecidas na sociedade. O Estado possui poder dentro dos limites territorias para realizar o seu governo enquanto regulador social, podendo se utilizar da força ou não. O Estado mantém o seu poder por meio da hegemonia praticada pelas classes dominantes. O assistente social, frente às demandas que são atendidas, percebe a fragilidade das políticas sociais residuais diante de um Estado mínimo. Acerca desse cenário, observe o caso a seguir.  Diante desse cenário quais estratégias de ação a ONG deve utilizar para conseguir ir até o local do evento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Foi feita uma reunião com a coordenação da organização e foi decidido que participarão do evento, mesmo sabendo das dificuldades. Muitos parceiros ajudaram com uma quantia, porém o valor ainda é insuficiente. Você tem a ideia de solicitar, junto à prefeitura, uma verba e justificar que será utilizada para fins do desenvolvimento da cultura. Para isso, é necessário elaborar um documento que justifique o uso dessa verba e que terá retornos positivos.
No documento, elaborado em conjunto com a coordenação e com a participação de alguns jovens, é exposto que o projeto social, desenvolvido no município há muitos anos, foi convidado a participar de um grande evento na capital, mas não possui recursos para cobrir os custos da viagem, mesmo com as doações dos parceiros da organização. Portanto, percebe-se a grande oportunidade do projeto contribuir com a execução deste evento, apresentá-lo a outros membros da comunidade, realizar novas parcerias, contribuir com a promoção da cultura como estratégia de desenvolvimento humano e com o combate das diversas formas das expressões da questão social que acometem as famílias em vunerabilidade social, levando o nome do município. Assim, solicita-se subvenção da prefeitura para a execução dessa ação social. Em suma, com base na Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991), que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura, uma verba pode ser destinada para a execução desta viagem a partir do Fundo Nacional da Cultura, para que, conforme o que consta no art. 1°, possa "promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais".
Deve ser anexado também o regimento da ONG e o documento do projeto social. O documento de solicitação de verba foi encaminhado para a prefeitura e será analisado pelo órgão competente.
É importante destacar que essa ação está sendo feita porque há um projeto social que a embase teoricamente, visto que seu maior objetivo é a propagação da cultura como meio de exercício da cidadania, estando claramente descritos os devidos objetivos do projeto, elaborado pelos profissionais que nele atuam, de acordo com a missão da ONG, que á propagação da cultura em todos os espaços sociais.