AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MEADOS DO SÉCULO XIX PROVOCARAM MUDANÇAS IMPORTANTES NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA E NO MODO DE VIDA DAS PESSOAS. APONTE ALGUMAS DESSAS INOVAÇÕES E EXPLIQUE COMO ALTERAM O FUNCIONAMENTO DO CAPITALISMO NO PERÍODO.
Soluções para a tarefa
As alterações capitalistas provenientes das mudanças tecnológicas podem ser apontadas e facilmente reconhecidas a partir da compreensão da superação das barreiras físicas (fronteiras, legislações internas, distâncias) que delineavam o formato da operação econômica no passado.
É correto dizer que com a ascensão das redes internacionais de comércio, da ampliação da capacidade de transporte e a intensificação da capacidade produtiva, o mundo reduziu-se cada vez mais num processo que denominamos globalização, onde as novas tecnologias permitiram o avanço do capitalismo para além do meio material.
Abraços!
As principais inovações ocorridas na segunda metade do século XIX foram a substituição do ferro pelo aço, utilização do petróleo como fonte de energia, surgimento da eletricidade, do motor à combustão, a utilização de ferrovias e a implantação do modelo fordista-taylorista na indústria.
Estas transformações da segunda metade do século XIX, ocorreram durante a Segunda Revolução Industrial. A adoção destas tecnologias contribuiu com o aumento em larga escala da produção industrial.
Estas inovações alteraram o funcionamento do capitalismo que seguiu por uma nova fase denominada capitalismo monopolista financeiro. Neste período os bancos passam a ter fundamental papel na economia exercendo controle acionário sobre a produção.
Pequenos grupos passaram a dominar todo o setor produtivo, reduzindo a concorrência formando holdings, trustes e cartéis para o domínio e controle do mercado. O capital passa a se expandir e a buscar novos mercados para gerar mais lucros, marcado pelo imperialismo na África e Ásia.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/21751030