As iniquidades em saúde são grandes desafios que o setor precisa passar. Trata-se de situações sistemáticas e relevantes, que são evitáveis, injustas e desnecessárias, sendo um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil e um dos principais marcos relacionados aos Determinantes de Saúde.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. Iniquidades em saúde no Brasil, nossa mais grave doença: comentários sobre o documento de referência e os trabalhos da comissão nacional sobre determinantes sociais da saúde. Cadernos de Saúde Pública , Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2005-2008, set. 2006.
Sobre os Determinantes Sociais na Saúde, analise as opções a seguir.
I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, iniciando com as camadas mais próximas aos determinantes individuais, até as mais generalistas.
II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais/intrínsecas, como: idade, sexo e fatores genéticos.
III. Desigualdades e iniquidades são palavras sinônimas, referindo-se a situações evitáveis.
IV. Equidade se refere a dar de forma igualitária o que o outro precisa, independente do que se precisa.
Está correto o que se afirma em:
III, IV.
II, III, IV.
I e II.
I, II e III.
I, II, III e IV.
Título: Sistemas de Informação em Saúde
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
I e II
Explicação:
equidade e igualdade são concepções distintas, enquanto uma não se preocupa com as particularidades e necessidades de cada sujeito, a outra se adapta ao contexto, atendendo as reais necessidades.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás