as influencias das cantigas nas canções atuais
Soluções para a tarefa
As cantigas da antiguidade possuíam uma temática definida: poderia discorrer sobre escárnio e mau dizer, amor, ou ser uma cantiga de amigo. Essas características ainda podem ser observadas nas músicas atuais.
Nas cantigas de amigo a linguagem era simples e espontânea, pois possuía origem popular. Um exemplo desse tipo de cantiga é a obra "Non chegou madr', o meu amigo", de D. Diniz. Já na atualidade, podemos citar "Cigarros e Capitais", do Esteban Tavares.
Já nas cantigas de amor, os versos eram mais eruditos e rebuscados, além de procurarem descrever os sofrimentos do amor. Um exemplo desse tipo de cantiga é a obra "O que vos nunca cuidei a dizer", também de D. Diniz. Já na atualidade, um bom exemplo seria a música "Ainda gosto dela", da banda Skank.
As cantigas de escárnio e mau dizer, por sua vez, eram aquelas em que se utilizava a linguagem conotativa e ironia para tecer uma crítica indireta. Um exemplo de cantiga neste escopo é "Non quer'eu donzela fea", de Alfonso X el Sabio. Já na atualidade, a música "Jornal do Blues", do Belchior.
Espero ter ajudado, bons estudos.