As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionadas à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências. Algumas dessas situações e consequências são: I - O educando é responsabilizado por sua reprovação. II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa. III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem. IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação. V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz. Estão corretas as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I - O educando é responsabilizado por sua reprovação.
II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa.
III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem.
IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação.
V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz.
todas estão corretas !
Explicação:
I, II, III, IV e V.
A ação educativa da escola e a inclusão da retenção como estratégia de ensino apresenta influência nas implicações didático-pedagógicas da reprovação. De forma que o educando deve ser responsabilizado por sua reprovação.
Além disso, o professor deve realizar a desconsideração das consequências emocionais e repercussões socioeducacionais provocadas pela reprovação. Visto que o professor considera que sem a reprovação, o educando deixa de ter interesse na aprendizagem.
Bons estudos!