ENEM, perguntado por thiellytube3436, 1 ano atrás

As imagens reproduzem quadros de D. João VI e de seu filho D. Pedro I nos respectivos papéis de monarcas. A arte do retrato foi amplamente utilizada pela nobreza ocidental, com objetivos de representação política e de promoção social. No caso dos reis, essa era uma forma de se fazer presente em várias partes do reino e, sobretudo, de se mostrar em majestade. A comparação das imagens permite concluir que A) as obras apresentam substantivas diferenças no que diz respeito à representação do poder. B) o quadro de D. João VI é mais suntuoso, porque retrata um monarca europeu típico do século XIX. C) os quadros dos monarcas têm baixo impacto promocional, uma vez que não estão usando a coroa, nem ocupam o trono. D) a arte dos retratos, no Brasil do século XIX, era monopólio de pintores franceses, como Debret. E ) o fato de pai e filho aparecerem pintados de forma semelhante sublinha o caráter de continuidade dinástica, aspecto político essencial ao exercício do poder régio.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
283
Olá.


Conforme a interpretação do enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra E.


A questão apresenta o uso do retrato como uma ferramenta utilizada pelos governantes como um recurso para promover a sua própria imagem. E isto não é que foi criado recentemente, mas que vem sendo feito pelos governantes ainda na Antiguidade.

Desta forma, a arte sempre foi uma forma para que esse público conseguisse promover a sua própria imagem, destacando assim, os seus interesses pessoais, como uma forma de manobrar o que realmente era necessário para a época, que era tratar do interesse do povo.

Espero ter ajudado!
Respondido por Lamidia2003
3

A alternativa correta é a LETRA E

Perguntas interessantes