As imagens ilustram uma contradição característica de médios e grandes centros urbanos no Brasil destacando-se o fato de que ambas dizem respeito a formas de segregação sócio espacial.Considerando as imagens e seus conhecimentos,identifique e explique.
A- duas causas socioeconômicas geradoras do tipo de segregação retratado na imagem 1;
B- o tipo de segregação retratado na imagem 2 e uma causa socioeconômica responsável por sua ocorrência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá boa tarde!
a) A Imagem número 1, mostra uma área de ocupação de baixa renda. Este tipo de ocupação, muito frequente nos grandes centros urbanos do Brasil, é fruto da segregação socioeconômica. Parte da população brasileira que possui baixa renda fica impedida de ocupar as parcelas do espaço urbano com melhor infraestrutura. A população mais pobre também sofre segregação espacial, pois, o poder público não investe o necessário na infraestrutura de transportes, comunicações, atendimento médico-hospitalar e de lazer nas áreas ocupadas por estas populações e, quando o faz, permite que as melhores parcelas do espaço sejam alvo de especuladores imobiliários, que encarecem o custo de vida, expulsando essa população para áreas degradadas.
b) A Imagem número 2, mostra um condomínio fechado, o muro que o cerca, fica nítido na imagem. Estes espaços, que funcionam como enclaves urbanos, foram construídos principalmente para populações de maior poder aquisitivo e são reflexo da violência urbana. Dentro destes espaços, os moradores tem acesso à infraestrutura de lazer e segurança, funcionando, portanto, como espaços privilegiados para habitação.
Explicação:
Espero ter ajudado