As imagens abaixo mostram as duas faces da moeda de um cruzeiro cunhada em 1972, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil. Na figura da esquerda, vemos um mapa do Brasil e na figura da direita, a sobreposição das efígies do Presidente Garrastazu Médici e de D. Pedro I. Explique as simbologias políticas expressas nas duas faces da moeda acima, e relacione-as com o contexto político de nosso país no início dos anos 1970.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A moeda queria transmitir a ideia de que Médici, que na época era ditador do Brasil, realizava no país algo semelhante ao que Dom Pedro havia feito 150 anos antes: defendia a Independência do Brasil contra a tirania estrangeira, que Médici associava com a "ameaça" do comunismo internacional.
O contexto político era de defesa da Ditadura Militar, sendo uma forma de reconhecer nela algum tipo de "ação heroica", apagando, por meio da propaganda e da censura, o que de fato a Ditadura fazia: torturas, execuções, prisões ilegais e perseguição daqueles que pensavam diferente.
Perguntas interessantes