As imagens a seguir mostram duas plantas de agua doce: a óledea (gênero Elódea), uma angiosperma comumente utilizada em aquários, e a salvínia (gênero salvínia), uma eridófita.
a) oque diferencia essas plantas das algas macroscópicas?
b) liste três diferenças entre essas duas plantas, considerando sua estrutura e reprodução.
c) no caso de elódea, como você faria para identificar se é uma monocotiledónea ou dicotiledónea ?
Soluções para a tarefa
Olá!
a) A principal diferença entre estas plantas e as algas é que a óledea e a salvínia são constituídas por tecido vegetal, enquanto as algas não.
b) A elódea é uma angiosperma, enquanto a salvínia é uma pteridófita. Desta forma, a elódea é uma planta vascularizada, com flores verdadeiras e sementes dentro do fruto. Já a salvínia não possui flores e nem frutos, visto que sua reprodução ocorre através de esporos. Outra importante diferença é que as elódeas possuem sementes, o que não ocorre nas salvínias.
c) Como angiosperma, a elódea pode ser monocotiledônea ou dicotiledônea. As monocotiledôneas possuem raízes fasciculadas, folhas paralelinérveas, tronco fino e apenas um cotilédone em suas sementes. Já as dicotiledôneas possuem raízes pivotantes ou axiais, folhas peninérvias, caule espesso e possui dois cotilédones em suas sementes.