Filosofia, perguntado por ryandrasilver, 10 meses atrás

As ideologias sempre foram instrumentos de dominação e, segundo Karl Marx, são as ideologias que mantêm o proletariado submetido à burguesia. No livro A ideologia alemã, o filósofo, sociólogo e economista alemão identifica a existência de uma infraestrutura (meios materiais) e uma superestrutura (ideologia, Estado, sistema jurídico, domínio da informação etc.), que suportam, ideologicamente, um sistema de dominação. Com isso, os trabalhadores continuam na situação de exploração e não se revoltam contra o sistema desigual. A origem da desigualdade social está, segundo Marx, na diferença de classes sociais e essas diferenças, não só econômicas, mas também simbólicas, existentes entre a burguesia e o proletariado evidenciam a desigualdade social. Desta forma podemos afirmar que: ( a ) O problema da desigualdade social é camuflada por uma alienação coletiva, pois a grande maioria da população acredita não existir. ( b ) A desigualdade social não é um problema no Brasil, pois não existe. ( c ) A alienação coletiva ainda leva muitos a acreditar que existe desigualdade social no Brasil. ( d ) A ideologia esquerdista aliena o sujeito, e ele por falta de senso crítico, acredita não haver desigualdade social no Brasil. ( e ) O problema da desigualdade social no Brasil é um assunto que ainda precisa ser muito discutido por todos os setores do governo, pois é representa apenas uma pequena parcela da população.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Alternativa correta.

( a ) O problema da desigualdade social é camuflada por uma alienação coletiva, pois a grande maioria da população acredita não existir.

A ignorância de algumas pessoas ainda permite o falso entendimento de que a desigualdade social no Brasil não existe, visto que muitos ainda não atingiram esta etapa de consciência.

Diante disso, é fundamental que estas temáticas sejam abordadas durante o processo educativo, para que possam se tornar cidadãos mais conscientes, e até mesmo, lutar por uma sociedade mais justa, no sentido de redução das desigualdades.

Perguntas interessantes