As ideologias e os termos esquerda e direita foram criados a partir da primeira fase da Revolução Francesa (1789-1799) e das assembleias daquele país. Em tal época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar outra Constituição, a burguesia não gostou da participação dos mais pobres e preferiu sentar-se separadamente.
Considerando esta afirmação sobre o contexto da origem dos termos direita e esquerda, leia atentamente as seguintes assertivas:
I Com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos.
II O lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite a partir do contexto francês.
III O mesmo período viu florescer Estados de ideologias totalitárias como o nazismo, fascismo, franquismo e salazarismo, os quais muitas vezes se apropriaram de discursos principalmente de direita.
IV Dentro dessa visão, ser de esquerda presumiria lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, pela promoção do bem-estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e de minorias.
É VERDADEIRO o que se afirma em
a.
I e III, apenas.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
III e IV, apenas.
e.
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta Correta:
d. I, II e IV, apenas.
Feedback da resposta:
Os regimes mencionados na terceira afirmação são do século XX, portanto, fora do contexto originário dos termos.
Olá,
I. Verdadeiro. Com o passar das décadas e dos séculos, as expressões "direita" e "esquerda" passaram a ser usadas em outros contextos socioculturais.
II. Verdadeiro. Com base no contexto francês, a direita foi tida como o lado conservador e da manutenção das elites, enquanto que o lado esquerdo preconizava a luta de classes dos menos favorecidos.
III. Falso. Essas ideologias não citadas, inclusive o nazismo, não ganharam força nos estados unidos, mas há muita discussão sobre o que as mesmas eram, se de direita ou esquerda.
IV. Verdadeiro. Hipoteticamente falando, ser de esquerda significaria lutar pelos mais pobres, hipoteticamente...
Letra B.
Abraços!