As ideias republicanas estiveram presentes em várias revoltas ao longo do século XIX como a Revolução Pernambucana (1817), a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Praieira (1848). Essas revoltas:
A) Foram reprimidas pela coroa preocupada com a difusão do ideário liberal e republicano.
B)Tiveram o apoio das elites fundiárias e cafeicultoras.
C) Foram estimuladas pelos donos das minas de ouro de Minas Gerais.
D)Foram vitoriosas e conseguiram a implantação de governos republicanos nas províncias que ocorreram.
E)Nenhuma das alternativas anteriores.
Soluções para a tarefa
As ideias republicanas estiveram presentes em várias revoltas ao longo do século XIX como a Revolução Pernambucana (1817), a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Praieira (1848), que tiveram o apoio das elites fundiárias, porém o cafeicultores não eram uma produção desenvolvida nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul (resposta correta letra E, nenhuma das alternativas anteriores).
Revoluções Brasileiras
A maioria das revoluções ocorridas no Brasil possuíam um caráter separatista, ou seja, separar-se para a formação de outro Estado nacional, como é o caso da Revolução Pernambucana e Revolução Farroupilha.
Revolução Pernambucana (1817)
Movimento separatista liberal, influenciado pelo Iluminismo, que reclamava dos gastos da Coroa Portuguesa no Brasil desde 1808. Foi a única revolta durante o Brasil colônia que atingiu o poder. Foi reprimida violentamente e por causa desta e outras revoltas posteriores na província, perderam território. Antes o território abrangia além do estado de Pernambuco, os estados de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e parte da Bahia.
Revolução Farroupilha (1835 - 1845)
Movimento separatista republicano que declarou a independência da República Rio-Grandense entre 1835 a 1845, durante o Brasil Regencial e Segundo Reinado. A reclamação original era a Constituição de 1824, que diminuía a autonomia das províncias, que se reportavam ao Império. Além disso, a tributação excessiva dos seus principais produtos (charque e couro) prejudicava esta economia voltada apenas ao mercado interno.
Revolução Praieira (1848)
Foi uma disputa política entre os partidos Liberal e Conservador em Pernambuco, durante a década de 1840. Após a dissidência com o Partido Liberal, o Partido Praieiro assumiu o poder na província pernambucana. Assim, iniciaram diversas perseguições a partidários conservadores (demissões, invasões de propriedade, desarmamento de inimigos políticos) e protegendo os partidários praieiros. Com a subida do Partido Conservador no Rio de Janeiro, o presidente da província foi substituído, iniciando outro período de perseguições, agora aos praieiros.
Para mais informações sobre a Constituição de 1824, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/49939973
Pintura "Bênção das bandeiras da Revolução de 1817" de Antônio Parreiras.