As ideias de Paulo Freire ganharam dimensão nacional , sua proposta inovadora pregava a necessidade de uma alfabetização voltada para a libertação para a conscientização dos homens e mulheres como sujeitos capazes de transformar a realidade social a educação passou a ser entendida como?
Soluções para a tarefa
Paulo freire desenvolveu um modelo de ensino pautado nos moldes humanista. Segundo Freire a educação mecanicista lida com coisas, querendo a todo tempo uma dominação e subjugação dos demais seres humanos, enquanto a educação humanista coloca os educandos no mesmo patamar do professor, dando liberdade para os sujeitos.
Paulo Freire criou o método de alfabetização pautado na autonomia do sujeito. Ao analisar o individuo analfabeto e as condições de distanciamento e descontentamento que são sentidas por esses sujeitos, Paulo Freire notou que essas são as causas do desequilíbrio social, sendo preciso tratar o analfabetismo como uma coisa passível de mudança.
O aprendizado é uma forma de satisfação pessoal, por isso, deveria ser feito com muito cuidado. Para isso o professor tinha que possuir diversos saberes e envolver o aluno para juntos conseguirem chegar ao conhecimento. A escola deveria ser um circulo de cultura onde haveria um espaço dinâmico, deveria haver constantes debates e envolvimento de todo o grupo.