História, perguntado por juliavmartins78, 1 ano atrás

As guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo
A defender seu território dos escravos
B conquistar terras para a agricultura
C controlar as rotas de comércio
D defender seu território dos escravos

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
364

Olá,

Acerca da história de Roma, podemos inferir que as guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo conquistar terras para a agricultura, visto que roma era uma sociedade que e sustentava pela produção agrícola.

Mas a questão é rasa e não aborda as reais causas, que eram muitas: conseguir a posse das riqueza dos povo conquistados, além da mão de obra escrava, e até mesmo algumas rotas de comércio. Esses eram os verdadeiros motivos pelos quais os romanos travaram guerras com os povos vizinhos.

Letra B.

Abraços!

Respondido por eduardospagnolo
2

As guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo conquistar terras para a agricultura e controlar as rotas de comércio. As alternativas B e C estão corretas.

Expansão Territorial Romana

Durante a República, a cidade romana sofreu vários ataques de outros povos, mas nenhum obteve êxito. Isso colaborou para a fortificação do exército romano.

Com esse fortalecimento, Roma começa uma expedição expansionista vitoriosa que foi cada vez mais foi se ampliando e com isso somando novas terras, o que possibilitava o aumento da produção agrícola e novas rotas de comércio.

A última expansão romana foi na vitória das Guerras Púnicas, que tinha como objetivo o monopólio e a hegemonia do comércio no mar mediterrâneo, que antes era de domínio fenício. Com essa vitória e o término de uma guerra cívil, Roma agora vira um Império pela autodeclaração do imperador Otávio Augustus.

Consequências Expansionistas

Os romanos, quando vitoriosos de um conflito, aprisionavam os soldados perdedores que estavam em um bom estado e os transformavam em escravos. Em consequência das inúmeras vitórias, Roma possuía um excedente de escravos.

O número do aumento de escravos e diminuição da plebe foi significativo o bastante para que o primeiro ato do Imperador fosse frear as ondas expansionistas.

O número de escravos era tão grande que os grandes proprietários de terras, donos dos latifúndios, por medo de alguma revolta, tinham o direito de pedir ao Imperador a execução de alguns escravos.

Saiba mais sobre "Guerras Romanas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7524134




Anexos:
Perguntas interessantes