História, perguntado por ArthurRamos407, 4 meses atrás

As Grandes Navegações: Os portugueses; Expansão portuguesa; Os espanhóis.

OS PORTUGUESES

Com uma monarquia centralizada, apoio da burguesia, experiência ultramarina e conhecimento, os portugueses iniciaram o périplo africano, isto é, o contorno da África para chegar ao Oriente. 1419 – Os portugueses chegam às Ilhas da Madeira. 1443 – Atingem a Ilha de Arguim, junto ao rio do Ouro, e, no ano seguinte, o rio Senegal. Quatro anos depois, criam na região, a primeira feitoria, isto é, entrepostos comerciais, e iniciaram o comércio com os africanos, que envolvia principalmente ouro em pó, pessoas escravizadas, armas de fogo e pólvora. 1456 – Chegam às Ilhas do Cabo Verde e constroem engenhos de produção de açúcar utilizando mão de obra africana escravizada. 1482 – Erguem o castelo de São Jorge da Mina e, nesse mesmo ano, chegam à foz do rio Zaire, iniciando a exploração do Congo. 1488 – Bartolomeu Dias contorna o Cabo das Tormentas, situado no extremo sul da África. Para valorizar o feito, o rei de Portugal, D. João II, muda o nome do local para Cabo da Boa Esperança, onde atualmente . 1498 – Vasco da Gama chega a Calicute, na Índia, uma das mais importantes fontes de especiarias orientais. Apoiados em suas feitorias, isto é, em entrepostos comerciais, na África, na Ásia e na América, os portugueses passaram a controlar boa parte do comércio pelo Oceano Índico e pelo Atlântico Sul, tornando-se, então, um imenso império ultramarino.

EXPANSÃO PORTUGUESA

Em 1498, quando a esquadra de Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia, Portugal traçou uma rota comercial até o oriente. O Estado Português da Índia, foi fundado em 1505, como sede administrativa de feitorias e comércio nas colônias ultramarinas. Os portugueses chegaram à Macau, na China em 1557, onde estabeleceram um importante entreposto comercial entre o oriente e o ocidente (Europa, a África e a Ásia), e governaram a região com relativa autonomia administrativa. Animado com o lucro da viagem de Vasco da Gama à Índia, o rei de Portugal, decidiu enviar outra expedição, a fim de firmar o comércio português com o Oriente. Uma esquadra, comandada pelo nobre Pedro Álvares Cabral, partiu de Lisboa em 9 de março de 1500. O rei encarregou Cabral de tomar posse das terras que encontrasse pelo caminho. Cabral se afastou do continente africano em direção ao Ocidente. Depois de 43 dias no mar, sua esquadra avistou um monte arredondado, ao qual deram o nome de Monte Pascoal, pois era semana da Páscoa. Os portugueses desembarcaram junto a uma aldeia do povo Tupiniquim, onde hoje é Porto Seguro, na Bahia. Depois de tomar posse, estabelecer contato com os indígenas e ordenar a celebração da primeira missa, Cabral enviou um navio de volta a Lisboa levando uma carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão de sua esquadra, para o rei de Portugal.

OS ESPANHÓIS

Em 1492, os reis Fernando e Izabel, aprovaram o audacioso plano do navegador genovês Cristóvão Colombo chegar ao oriente navegando pelo Ocidente pois acreditava que a Terra era redonda. Colombo saiu do porto de Palos com três caravelas depois de velejar por cerca de dois meses encontrou um continente “novo” para os europeus: a América. Era 12 de outubro de 1492. Mas, como pensou ter chegado às Índias, chamou de “índios” os seus habitantes. No retorno a Espanha, Colombo deu a notícia aos reis católicos. Colombo nos anos seguintes fez outras viagens para América.

Com fatores políticos, econômicos e científicos favoráveis, Portugal iniciou o périplo africano no século XV. Qual o objetivo do périplo africano? *

10 pontos

a) Contornar a América até chegar no Oriente;

b) Contornar a Ásia até chegar na América

c) Contornar a África até chegar no Oriente;

d) Contornar a África até chegar na Europa;

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveralessa16
0

Resposta:

Letra C ;)

Explicação:

Contornado o litoral Oeste africano, explorando as regiões alcançadas e instalando feitorias nesses locais, os portugueses puderam concretizar o principal objetivo que os fez investir nas Grandes Navegações: chegar ao Oriente por uma rota que não atravessasse o Mediterrâneo.

Perguntas interessantes