AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Há cerca de 550 anos, diversos produtos levados das Índias (na Ásia) para a Europa eram muito caros e comercializados apenas por árabes e italianos, pois o acesso por terra estava bloqueado pelo Império Otomano. Entre esses valiosos produtos, destacavam-se as especiarias, que são temperos, condimentos alimentares extraídos de plantas (cravo, canela, baunilha, pimenta, gengibre, açafrão, noz-moscada, entre outros), tecidos finos como a seda, perfumes, porcelanas e pedras preciosas.
Os portugueses e os espanhóis se interessaram em participar desse rentável comércio, mas precisavam ter acesso direto a tais produtos. Por isso, iniciaram o processo das Grandes Navegações, lançando-se em mares desconhecidos com o objetivo de encontrar uma rota marítima até as Índias e a descoberta de novas terras. Para navegar em oceanos abertos durante meses seguidos, os portugueses desenvolveram, no século XV, uma embarcação leve e fácil de manobrar: a caravela.
As principais viagens financiadas por Portugal foram as de:
a) Bartolomeu Dias, em 1487, que chegou ao Cabo das Tormentas, hoje conhecido como Cabo da Boa Esperança.
b) Vasco da Gama, em 1498, que foi o primeiro a chegar as Índias.
c) Pedro Álvares Cabral, em 1500, que chegou ao Brasil, e depois, seguiu viagem para as Índias.
Quanto às viagens financiadas pela Espanha, uma grande descoberta foi a de Colombo, que embora tivesse pensado que havia chegado às Índias, na verdade chegara ao continente americano. O engano foi descoberto por Américo Vespúcio, cujo nome deu ao nome do continente: América
c) Quais foram os principais países que iniciaram as Grandes Navegações?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
paoahagisosusgbdbdvd
Explicação:
amhskaoaooalkoio
marrasantos:
t e u c u c a r a i
Perguntas interessantes