“As Grandes Navegações”
1. O que foram as Grandes Navegações?
2. Quando elas aconteceram?
3. Quais foram os fatores de causa das Grandes
Navegações?
4. Por que Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações?
5. Quais eram as especiarias das Índias mais valorizadas nas Grandes Navegações?
Soluções para a tarefa
Resposta
1. O que foram as Grandes Navegações?
As Grandes Navegações são definidas como um conjunto de expedições marítimas, praticadas por países europeus (com destaque para Portugal e Espanha), que tinham como objetivo chegar ao oriente – território conhecido naquele momento como “Índias” e famoso por suas especiarias.
2. Quando elas aconteceram?
Essas expedições marítimas aconteceram ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, na seguinte sequência:
Portugal: foi pioneiro nesse processo e iniciou suas expedições durante o século XV;
Espanha: começaram a navegar no século XV, mas desenvolveram o trabalho principalmente durante o século XVI;
Expansões Marítimas Tardias: países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, começaram suas expedições durante o século XVII. É importante lembrar que este fator negativo, não impediu a Holanda, como União Ibérica, de colonizar o Brasil.
3- r= Se você está pensando “ok, mas qual era a motivação que levava alguém a deixar sua casa e sua segurança para navegar por mares perigosos?”, fique tranquilo que é exatamente isso que vamos te responder.
A burguesia europeia tem grande responsabilidade nesse processo. Com a ascensão desse grupo social, eles não tinham o mesmo status que a nobreza, porém queriam consumir e ostentar os mesmos produtos. A grande busca pelas especiarias provocou uma alta nos preços.
Tudo isso gerou um grande desconforto na burguesia, onde as cidades italianas cobravam um preço muito alto porque contavam com o monopólio pela rota comercial do Mediterrâneo. A saída, então, foi buscar uma rota marítima alternativa que permitisse o acesso direto às especiarias.
Outro ponto muito relevante nessa decisão foi a escassez de ouro e prata na Europa. Não se esqueça que uma das características do Mercantilismo era o metalismo, que consiste na ideia de que a riqueza de uma nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que essa nação consegue acumular.
Além disso, precisamos destacar a influência das ideias renascentistas. Durante esse período, aconteceu uma mudança na mentalidade do homem europeu, principalmente pelo antropocentrismo (o homem no centro da preocupação do próprio homem) e do racionalismo (que foi combustível para desenvolver ciências como a Geografia, confecção de mapas, bússolas e construção naval).
4- r=5 motivos que contribuíram para Portugal ser pioneiro nas Expansões Marítimas.
Porque tinha uma localização privilegiada e fácil acesso para navegar;
Porque o país estava em paz, sem conflito interno ou externo – já a Espanha e a Inglaterra não contavam com a mesma sorte e precisaram se preocupar com assuntos mais urgentes como a Guerra dos Cem Anos e a Guerra da Reconquista);
Porque sua burguesia era muito forte e participativa no comércio marítimo;
Porque Portugal não era formado de vários reinos, mas sim de uma monarquia centralizada (um país independente);
Porque Portugal contava com muito desenvolvimento nas ciências náuticas.
5- r= As principais especiarias valorizadas no momento de Expansão Marítima são: cravo, açafrão. pimenta, gengibre, cardamomo, noz moscada, canela e ervas aromáticas (como alecrim, louro, manjericão, entre outras).
Resposta:
1- Foi o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico
2- XV e estendeu-se até o século XVI.
o resto eu vou ver ainda caso eu ache a resposta eu respondo pelo comentário
Explicação: