História, perguntado por lumagnato8449, 1 ano atrás

As grandes mudanças que se verificam na arte náutica durante a segunda metade do século XV levam a crer na possibilidade de chegar-se, contornando o continente africano, às terras do Oriente. Não se pode afirmar, contudo, que a ambição de atingir por via marítima esses países de fábula presidissem as navegações do período henriquino, animada por objetivos estritamente mercantis. (...) Com a expedição de Antão Gonçalves, inicia-se em 1441 o tráfico negreiro para o Reino (...) Da mesma viagem procede o primeiro ouro em pó, ainda que escasso, resgatado naquelas partes. O marfim, cujo comércio se achava até então em mãos de mercadores árabes, começam a transportá-lo os barcos lusitanos, por volta de 1447. (Sérgio Buarque de Holanda, Etapas dos descobrimentos portugueses.) Assinale a alternativa que melhor resume o conteúdo do trecho acima:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
508

As alternativas são:

a) A descoberta do continente americano por espanhóis, e depois, por portugueses, revela o grande anseio dos navegadores ibéricos por chegar às riquezas do Oriente através de uma rota pelo Ocidente.

b) Os portugueses logo abandonaram as viagens de descoberta para o Oriente através do Atlântico, visto que lhes bastavam as riquezas alcançadas na África, ou seja, ouro, marfim e escravos.

c) Embora a descoberta de uma rota africana para o Oriente fosse para os portugueses, algo cada vez mais realizável em razão dos avanços técnicos, foi a exploração comercial da costa africana o que, de fato, impulsionou as viagens do período.

d) As navegações portuguesas, à época de D. Henrique, eram motivadas, acima de tudo, pelo exotismo fabuloso do Oriente; secundariamente, contudo, dedicavam-se os portugueses ao comércio de escravos, ouro e marfim, sobretudo na costa africana.

e) Durante o período henriquino, os grandes aperfeiçoamentos técnicos na arte náutica permitiram aos portugueses chegar ao Oriente contornando o continente africano.

É correta a alternativa C.

O texto ressalta que a exploração portuguesa da costa africana não foi apenas uma "consequência" das tentativas de chegar ao Oriente, mas foi um objetivo largamente explorado e que garantiu que os recursos necessários para os investimentos em navegação fossem realizados.

Por meio destes procedimentos os portugueses conseguiram tornar lucrativo o projeto das grandes navegações, conseguindo realizar as suas explorações posteriores, que em grande medida impulsionaram o sucesso econômico e colonial do Império Português.

Respondido por martinkoliveira
7

A alternativa correta em relação aos descobrimentos portugueses no contexto das Grandes Navegações é a letra C) Embora a descoberta de uma rota africana para o Oriente fosse para os portugueses, algo cada vez mais realizável em razão dos avanços técnicos, foi a exploração comercial da costa africana o que, de fato, impulsionou as viagens do período.

Os portugueses, de maneira inicial, tinham como verdadeiro objetivo explorar a costa oeste do continente africano, bem como a região ao norte, a fim de encontrar alavancar o seu comércio. Foi a partir desse fato que os portugueses puderam ter as suas viagens impulsionadas, visto que estavam economicamente estáveis.

A partir daí, tiveram início as Grandes Navegações, que foi uma espécie de corrida no mar, onde os países planejavam uma expansão marítima. Portugal tinha como objetivo fazer o contorno da costa da África com destino à Índia, mas acabou encontrando um novo continente: a América.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/21055123

Anexos:
Perguntas interessantes