Biologia, perguntado por alelopez4407, 11 meses atrás

As gramíneas tropicais anuais possibilitam a produção animal a altas taxas de lotação e com baixo custo e podem ser utilizadas no outono, já as perenes são caracterizadas por apresentarem menor valor nutritivo, mas com excelente potencial produtivo, constituindo a base da pecuária nas regiões tropicais do país. Neste grupo estão as forrageiras dos gêneros Brachiaria, Panicum L, Andropogon, Cynodon e Pennisetum. Algumas espécies de gramíneas tropicais perenes podem levar a ocorrência de patologias nos animais de produção. O gênero associado a fotossensibilização fototóxica hepatógena nos bovinos é:

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
17
Olá!



A Fotossensibilização consiste em uma doença na qual os animais afetados apresentam lesões na pele nas regiões dos flancos, orelhas, região traseira e base da cauda.



Existem ainda alterações metabólicas ocasionadas por esta patologia como alterçaão na liberação da bile pelo pâncreas e ainda perda da capacidade do fígado de filtrar as impurezas presentes no sangue destes animais considerados.



Em virtude dessas mudanças ocorrem complicações no organismo destes animais como diarreia, sonolência, lacrimejamento, dificuldade de coordenação bem como paralisia progressiva.



Quando se considera o agente causador da Fotossensibilização Fototóxica Hepatógena dos Bovinos pode ser de duas modalidades:


- Primária: causada pela ingestão dos animais de substâncias fotodinâmicas a exemplo da hipericina (Erva de São João ) e a Fagopirina (Trigo Sarraceno) ou ainda contaminadadas por fungos como Pithomyces chartarum.


- Secundária: ocorre quando uma toxina prioveniente de qualquer uma das fontes mencionadas anteriormente afeta o funcionamento do fígado sendo, por isso, chamada também de Hepatógena.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila

Respondido por biasantose
63

Brachiaria spp - Verificado pelo AVA!

Perguntas interessantes