As glândulas sudoríparas estão localizadas na derme, porém seu ducto dirige-se para o exterior, passando, portanto, pela epiderme. Essas glândulas produzem o suor de acordo com o estímulo que chega até elas pelas fibras nervosas simpáticas do sistema nervoso autônomo. Estima-se que, em determinadas condições, uma pessoa possa perder até três litros de suor por hora. O suor é formado por uma solução aquosa que contém íons, como o sódio e o potássio, ureia, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas. Diante de sua composição, é possível perceber que, além de eliminar produtos tóxicos, a principal função do suor é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
regular a temperatura do corpo
Explicação:
O suor é formado por uma solução aquosa que contém íons, como o sódio e o potássio, ureia, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas. Diante de sua composição, é possível perceber que, além de regular a temperatura do corpo, o suor é responsável por eliminar produtos tóxicos.
O suor, não somente apresenta a função de eliminar produtos tóxicos, como também visa a regulação da temperatura do corpo, em função da necessidade de eliminar o calor através da água.
Funções do Suor
O suor é uma importante fonte de regulação térmica. A água, por apresentar um alto calor específico, é capaz de comportar calor em suas moléculas, sem alterar sua consistência.
Este mecanismo permite que o organismo libere calor para o meio externo, mantendo-se a temperatura interna sempre constante, uma das características de animais homeotérmicos.
Entenda mais sobre suor em: brainly.com.br/tarefa/1422585