As glândulas salivares são classificadas como exócrinas porque liberam suas secreções por meio de ductos na cavidade bucal, e não na corrente sanguínea, como fazem as endócrinas. Glândulas salivares maiores e as inúmeras glândulas salivares menores constituem os dois grupos que contribuem para os processos químicos da digestão bucal, liberando enzimas que atuam iniciando a quebra de algumas moléculas específicas de nutrientes.
A respeito das glândulas salivares e suas secreções, analise as afirmativas a seguir:
I. As glândulas salivares maiores, cujos ductos liberam secreções na cavidade bucal, são as glândulas parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
II. As glândulas salivares menores se distribuem nas túnicas mucosas da cavidade oral das bochechas e da língua e liberam a enzima amilase salivar.
III. As funções da saliva incluem lubrificar e ajudar a hidratar os alimentos para facilitar a deglutição e destruir bactérias que possam agredir a mucosa, causando infecções, ou os dentes, provocando cáries.
IV. As glândulas salivares maiores iniciam os processos de digestão química dos alimentos pela liberação da enzima lipase lingual, que começa a quebra das moléculas de triglicerídeos.
V. As glândulas salivares menores liberam a lipase lingual, que age apenas quando as partículas alimentares chegam ao estômago, onde o pH é mais ácido, produzindo uma quebra parcial de triglicerídeos.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Opções de pergunta 1:
a)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa I está correta.
e)
Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa C pois a I, as glândulas salivares liberam secreções e etc .....
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás