As funções atribuídas ao material genético são replicação, expressão,armazenamento e mutação. O que cada um desses termos significa no contexto da biologia
Soluções para a tarefa
Explicação:
A replicação consiste no processo de duplicação de DNA de dupla cadeia. Importante lembrar que a replicação é semiconservativa (à medida que o DNA é replicado, uma das cadeias de cada molécula de DNA filha é sintetizada, enquanto a outra é passada sem modificações a partir da molécula de DNA original).
A expressão de um gene engloba uma série de passos que vão desde a síntese de uma molécula de RNA, a partir de uma sequência de bases na molécula de DNA (gene) até à síntese de uma proteína a partir dessa molécula de RNA. Se trata do fluxo direcional da informação, que consiste em ir do DNA à um produto funcional (proteínas). Graças a expressão gênica, é possível ter uma diferenciação celular, que são variedades de tipos celulares em um mesmo organismo. A expressão de determinado gene pode variar em diferentes organismos e até mesmo em um mesmo organismo.
Armazenamento gênico é muito importante, visto que o material genético contêm toda a informação genética da maioria dos seres vivos, a informação para síntese de proteínas e regulação de processos metabólicos e proteínas. Além disso, o material genético se relaciona com a hereditariedade, pois apresenta informações genéticas de cada indivíduo e garante a sua transmissão. O material genético é essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes.
Mutação: O material genético pode sofrer alterações como incorporação incorreta de uma única base, ou pode assumir formas mais complexas, como a modificação química de bases, ligações cruzadas químicas entre as duas fitas da dupla-hélice ou quebras em um ou em ambos os arcabouços de fosfodiéster. Tais alterações são definidas como mutações. As mutações podem ser deletérias (podem resultar em morte) ou podem ser herdadas pelas futuras gerações. As mutações possuem um papel importante e central na evolução dos seres vivos.
Funções do material genético:
- Expressão: é a síntese de proteínas a partir da expressão dos genes
- Armazenamento: é a guarda das informações genéticas de um organismo vivo
- A mutação: é a geração de variabilidade genética para a adaptação da espécie ao meio.
Seres vivos e mutações
As mutações permitem o surgimento de novas variações dos genes, é o que gera a adaptabilidade dos seres vivos.
Porém, quase todas as mutações são letais e incompatíveis com a vida, apenas algumas são boas e geram vantagem para a espécie.
Venha estudar mais sobre as mutações
https://brainly.com.br/tarefa/418737
#SPJ2