as fronteiras naturais e políticas do continente europeu
Soluções para a tarefa
Resposta:
naturais:
Os limites orientais do continente europeu foram definidos por uma linha imaginária que tem como referência os montes Urais, o rio Ural e o mar Cáspio ao leste. Ao sul, os limites foram estabelecidos pelas montanhas do Cáucaso e pela costa do mar Negro até os estreitos de Bósforo e Dardanelos. Desse ponto para oeste estende-se o mar Mediterrâneo, e, após a passagem do estreito de Gibraltar, o oceano Atlântico estabelece os limites continentais.
politicas:
O processo de constituição das fronteiras políticas dos países europeus deu-se a partir dos séculos XI e XII, quando diferentes reinos isolados iniciaram processos de unificação, resultando, já no final do século XIV e principalmente ao longo do século XV, na formação de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e França, alguns dos primeiros a se constituírem.
Vários países surgiram no Leste Europeu, tanto em consequência do desmembramento das antigas repúblicas que até 1991 integravam a extinta União Soviética quanto por causa de divisões territoriais. É o caso da antiga Tchecoslováquia, que, já em 1992, deu lugar a dois novos países: a República Tcheca e a Eslováquia.
Essa grande mobilidade das fronteiras dos países europeus revela a dificuldade
Explicação: