as frases estao em desacordo com as regras que a gramática normativa estabelece para a concordância verbal. Reescreva-as no caderno de acordo com a gramática normativa e explique o motivo da mudança
a) Fazem três anos que estudo nessa escola
b) Para mim, basta três gotas de adoçante no café.
c) O lindo espetáculo de fogos de artifício que vemos todos os anos talvez não se realizem este ano
d) Devem fazer dias ensolarados esta semana, e existe até chances de a temperatura subir.
e) Causou-me espanto suas atitudes.
f) Vinagre ou limão vai bem na salada.
g) A gente viemos de carro.
Soluções para a tarefa
A) O verbo "fazer" no sentido de tempo decorrido não possui sujeito, portanto permanece no singular, não concorda com "três anos". O correto seria: Faz três anos.
B) O verbo sempre concorda com o sujeito, por isso o verbo "bastar" deve concordar com seu sujeito "três gotas", sendo o correto: Bastam três gotas.
C) Da mesma forma que na anterior, o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito. Nesse caso, o verbo "realizar" deve concordar com o núcleo ESPETÁCULO, pois é substantivo não preposicionado dentro do sujeito inteiro (que vai desde "O lindo" até "fogos de artifício"). O correto é: talvez não se realize.
D) Da mesma forma, o verbo "existir" precisa concordar com o núcleo do sujeito "chances de a temperatura subir", que é o termo "chances". O correto é: existem até chances de a temperatura subir.
E) O termo "atitudes" foi o que causaram espanto em quem está falando a frase, sendo, portanto, o sujeito. Como o verbo deve concordar com seu sujeito, a forma correta é: Causaram-me espanto suas atitudes,
F) Como o sujeito é composto, pois apresenta dois núcleos (vinagre e limão), o verbo deve estar no plural, sendo o certo: Vinagre ou limão vão bem na salada.
G) Apesar de se referir a um grupo de pessoas, o pronome "a gente" é singular, portanto o verbo deve concordar em número, ficando: A gente veio de carro. Outra alternativa é trocar "a gente" por "nós", sem alterar o verbo, para manter a correção gramatical.