As frases a seguir são da famosa escritora Rachel de Queiroz,em cuja linguagem impera a metáfora.Assim,nós encontramos inúmeros pensamentos metafóricos e raros não metafóricos.Assinale a opção que não apresenta metáfora:
a)Lembrar é um inferno de curvas e derrapagens,a gente não sabe se já caiu ou se ainda vai se esborrachar(Raquel de Queiroz)
b)Não estou certa de que se trate de um processo,mas suspeito que o tempo,único juiz de coisas dessa natureza,não está nunca do lado de quem tenta driblá-lo(Raquel de Queiroz)
c)Na ficção,ele pelo menos está neutro,ali cabe ao autor decidir que ida é,se chove,se faz sol.No memorialismo tudo é muito vago:a mente é pintora,não é boa fotógrafa(Raquel de Queiroz)
d)Mas voltando ao assunto da vocação literária:para escrever,tem que haver o dom da secrita,tal como para o cantor é preciso o dom da voz(Raquel de Queiroz)
e)É o coração que faz o caráter(Raquel de Queiroz)
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta é a Letra D, pois se trata de uma comparação.
A metáfora e a comparação são bem parecidas, já que as duas figuras de linguagem empregam, por meio de analogias palavras que não tenham o seu sentido normal naquele contexto.
A diferença entre elas é que a metáfora é uma espécie de comparação implícita que estabelece uma relação de semelhança sem o uso de termos comparativos.
Já a comparação é uma relação de semelhança explícita, com uso de termos comparativos (no caso do exercício, o termo "tal como".
As frases a seguir são da famosa escritora Rachel de Queiroz.
A opção que NÃO apresenta metáfora é:
D) Mas voltando ao assunto da vocação literária:para escrever,tem que haver o dom da escrita, tal como para o cantor é preciso o dom da voz.
Nesse item, não há metáfora, mas comparação.
Comparação e metáfora são bem parecidas, pois ambas consistem em comparar seres.
A diferença é que:
- a comparação é feita com um conectivo ("como", "que nem", "tal como", etc)
- a metáfora é feita sem um conectivo, sem nada que explicite a comparação
- a metáfora é uma comparação implícita.
Veja onde estão as metáforas nos outros itens:
a) Lembrar é um inferno de curvas e derrapagens, a gente não sabe se já caiu ou se ainda vai se esborrachar.
> comparação implícita entre lembrar e se esborrachar em curvas e derrapagens
b) Não estou certa de que se trate de um processo, mas suspeito que o tempo, único juiz de coisas dessa natureza, não está nunca do lado de quem tenta driblá-lo.
> comparação implícita entre o tempo e um juiz, só que um juiz da natureza, pois é quem decide o destino dos seres
c) Na ficção, ele pelo menos está neutro ,ali cabe ao autor decidir que ida é, se chove, se faz sol. No memorialismo tudo é muito vago: a mente é pintora, não é boa fotógrafa.
> comparação implícita entre a mente e uma pintora, talvez porque a mente vai produzindo imagens como uma pintura num quadro
e) É o coração que faz o caráter.
> o termo "coração" foi empregado em sentido figurado, pois aqui não se refere ao órgão que bombeia o sangue, mas ao berço dos sentimentos, ao espírito, à alma.
Veja outras questões relacionadas:
1. Explique cada figura de linguagem.
https://brainly.com.br/tarefa/7950020
2. Uma música que contenha 5 figuras de linguagem.
https://brainly.com.br/tarefa/639444
3. No poema, Trilussa faz uma metáfora bem interessante com esse numeral.
https://brainly.com.br/tarefa/18417938
Nível: Ensino Superior
Matéria: Português