As formas de trabalho vêm sendo modificadas no Japão, devido à implantação de uma nova forma de produção industrial, o toyotismo, que faz uso de tecnologias de automação. Aponte a alternativa que comenta uma consequência negativa disso no Japão:
a) O novo mercado de trabalho obrigou a mão de obra a ter maior nível de especialização.
b) Ocorreu forte migração da PEA para o setor terciário, melhorando a qualidade dos serviços em geral.
c) Aconteceu uma grande melhoria na qualidade da produção, reduzindo custos e ampliando lucros.
e) Houve perda de muitos cargos industriais devido a automação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
A primeira consequência da automação é a perda de postos de trabalho. Inicialmente, a automação era só no setor industrial, mas hoje se espalhou por outras atividades econômicas, o que resulta na criação de postos de trabalho especializados, mas em número pequeno, quase sempre menores do que o de pessoas que ficaram desempregadas por causa da tecnologia.
A alternativa correta sobre o processo de automação nas indústrias japonesas é a Letra D (Houve perda de muitos cargos industriais devido a automação).
O toyotismo foi uma forma de trabalho industrial que torna o processo de produção mais rápido, porém apresenta também pontos negativos.
Ele surgiu após Segunda Guerra Mundial, tendo sido criado pelos japoneses com uma flexibilização da produção. Tem o modelo industrial baseado no "just in time", que ajudou a economizar mais matéria-prima.
A produção das mercadorias é definida a partir da demanda do mercado, e isso ajuda a evitar que haja um acúmulo de estoque ou desperdício da matéria-prima.
Porém esse sistema - com o uso de mais máquinas do que mão de obra humana - faz com que se percam muitos postos de trabalho, causando desemprego.
Para saber mais sobre o toyotismo clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719579
Bons estudos!