As formas de relevo são constantemente modeladas (formadas e transformadas) pela ação conjunta e contínua dos fenômenos e processos endógenos e exógenos, que ocorrem no planeta ao longo do tempo geológico. O território brasileiro é formado, basicamente, por duas unidades geológicas: os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, cuja ação dos agentes modeladores deu origem a três formas básicas de relevo denominadas de planaltos, planícies e depressões. Sobre a estrutura geológica e modelado brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) As planícies, ao contraio dos planaltos, são áreas onde predominam os processos de sedimentação sobre a erosão, sendo o acúmulo de sedimentos realizado pela ação da água dos rios, mares ou lagos. São exemplos no Brasil a Planície do rio Amazonas e as Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
B) Os planaltos são áreas onde predominam os processos de erosão sobre a deposição de sedimentos, podendo se classificados em planaltos cristalino e sedimentar, como os Planaltos Residuais Norte-Amazônicos e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
C) Nas depressões caracterizadas por serem áreas baixas, circundadas por regiões de relevo mais elevado, onde predomina o processo de sedimentação, como nas planícies, causado pelo desgaste do relevo no entorno.
D) O relevo brasileiro, na classificação de Jurandyr Ross, é constituído, predominantemente, por planaltos e depressões, estando as planícies restritas a vales de importantes rios à extensa faixa costeira.
E) As montanhas existentes no Brasil são resultantes de processos recentes, por isso chamadas de “montanhas jovens”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
e de marca pq se for e a alternativa C....
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás