As formas de configuração social herdadas dos chamados TEMPOS MODERNOS ainda permanecem no cenário da escola em contraposição ao ideário dos tempos PÓS-MODERNOS. O cenário pós-moderno, que inspiram a teoria critica em relação ao currículo, alerta para emergência de:
1 Apresentar os conteúdos organizados em disciplinas isoladas.
2 Aceitar explicações de que as causas do fracasso escolar estão no aluno.
3 Considerar que todos os alunos aprendem as mesmas coisas do mesmo modo.
4 Hierarquizar as relações de poder no cotidiano escolar.
5 Valorizar do conceito de identidade do aluno como sujeito histórico-cultural.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre o currículo nos tempos pós-modernos é a alternativa 5: "Valorizar do conceito de identidade do aluno como sujeito histórico-cultural."
As teorias curriculares
As teorias curriculares correspondem a diferentes visões históricas sobre a formação acadêmica dos indivíduos. Inicialmente, no período da Revolução Industrial, predominava a teoria tradicional do currículo, baseada estritamente em critérios técnicos e científicos.
Com os estudos da Escola de Frankfurt, surgiu a teoria Crítica, que analisava o currículo na forma como refletia as desigualdades sociais e é um instrumento de poder para as pessoas mais abastadas e com mais oportunidades. Já com a teoria pós-crítica, o foco é no indivíduo, buscando considerar suas origens culturais, história e peculiaridades.
Espero ter ajudado, bons estudos!