as formas de aproveitamento de agua para cultivo agrícolas nos dias atuais
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quantidade e as formas de uso da água na agricultura. Já falamos aqui no blog que o setor agrícola é o que mais demanda água no país. E isso não é muito diferente no restante do mundo, sabia?
A água é recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos.
As primeiras civilizações se desenvolveram nas bordas de rios e córregos, o que permitiu se estabelecerem em comunidades fixas e produzir o próprio alimento.
A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura mundial consome 70% do montante de toda a água consumida no planeta. No Brasil este número sobe para 72% e cresce à medida que o país é menos desenvolvido.
Água para agricultura
Dados da Embrapa revelam que a irrigação é a que mais consome desse percentual, sendo 11% dessa água para matar a sede dos rebanhos e apenas 1% para abastecer as áreas rurais.
Com essa quantidade, podemos ter uma noção do impacto que a falta ou má qualidade desse recurso causaria na agricultura e na saúde humana.
Assim, a forma de gerenciar o uso da água e como diminuir seu consumo sem alterar a produtividade têm sido as perguntas que pesquisadores e líderes governamentais têm feito nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil conta com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares.
Hoje, o segmento do agronegócio contribui fortemente para a elevação do PIB brasileiro. Por isso, as inovações tecnológicas e o apoio dos órgãos gestores são essenciais para a sustentabilidade do setor agrícola.