As forças produtivas são formadas pelas condições materiais existentes em uma determinada sociedade, tais como matérias-primas, instrumentos de trabalho, técnicas e tecnologias empregadas no trabalho e a própria mão-de-obra humana. As relações de produção são definidas de acordo com as formas de organização da produção. Ao observar como se comportam as forças produtivas e as relações de produção no modo de produção capitalista, Marx verificou que o valor do salário pago ao trabalhador ao longo de uma jornada não representa a quantidade de valor produzida pelo seu trabalho ao longo dela, é sempre um valor menor. De acordo com ele, existe o que chamou de mais-valia, uma diferença entre o valor pago ao trabalhador e o valor produzido pelo seu trabalho. Assim, leia as alternativas abaixo e escolha a alternativa que atende incorretamente ao conceito de mais-valia marxista
Soluções para a tarefa
O conceito de mais-valia é central na obra de Karl Marx, estando relacionada com sua análise sobre o capitalismo.
Para compreender essa questão, é preciso entender alguns aspectos da obra de Karl Marx, sobretudo sua crítica ao capitalismo.
Karl Marx, capitalismo e mais-valia
Karl Marx foi um pensador, sobretudo das áreas de economia e sociologia, que focou seus estudos em desenvolver uma crítica ao capitalismo.
Para ele, o capitalismo seria um sistema econômico que necessariamente gera a desigualdade, pois está fundamentado na luta de classes, da oposição entre proletariado e burguesia.
A mais-valia seria, dentro dessa compreensão, o processo de exploração do burguês sobre o proletário, ao transformar em lucro uma parte do trabalho que não é revertida em salário para o proletário.
Para mais sobre Karl Marx, leia: https://brainly.com.br/tarefa/38830313
#SPJ1