As forças intermoleculares são responsáveis pelo comportamento não ideal dos gases, também explicam a existência dos estados condensados da matéria – líquidos e sólidos. Elas existem entre moléculas polares, entre íons e moléculas polares e entre moléculas apolares. (CHENG, 2010)
Sobre as forças intermoleculares, faça o que se pede.
a) Indique um exemplo prático no qual seja possível constatar cada tipo de interação intermolecular: forças de London; Dipolo-dipolo; ligação de Hidrogênio. (50%)
b) Escolha uma das situações acima e explique como você poderia influenciar aumentando, diminuindo ou até mesmo eliminando a interação entre moléculas
Soluções para a tarefa
Olá!
a) Forças de London: das 3 citadas é a mais fraca portanto moléculas que apresentam esse tipo de interação intermolecular estão em estado gasoso, um exemplo é o CO₂.
Dipolo-Dipolo: são ligações um pouco mais intensas e presentes em moléculas formadas por átomos com diferença de eletronegatividade, um exemplo é o NaCl.
Ligação de hidrogênio: é considerada uma das ligações mais fortes, e pode ser encontrada na água.
b)Na água, por exemplo. Se todas as interações intermoleculares fossem eliminadas ela estaria permanentemente em estado gasoso, agora se elas fossem somente diminuídas o ponto de ebulição da água abaixaria, de 100ºC para 50ºC, por exemplo.
Por último se essas forças aumentassem a água estaria sempre em estado sólido.
Espero ter ajudado!