As forças intermoleculares, que mantêm as várias moleculas de um composto coesas entre si, estão diretamente ligadas ao conceito de ponto de ebulição. Ponto de ebulição pode ser definido como as condições de temperatura e pressão que um composto precisa estar submetido para que seus átomos ou moléculas passem do estado líquido para o gasoso. Considerando dois recipientes idênticos, um contendo água ( teste ) e o outro contendo etanol ( teste ), na mesma quantidade e nas mesmas condições de temperatura e pressão, assinale a alternativa CORRETA:
água etanol
A) A água irá passar todas as suas moléculas do estado líquido para o gasoso mais rapidamente que o etanol, uma vez que na água só há uma força intermolecular atuando (ponte de hidrogênio) enquanto no etanol há duas (ponte de hidrogênio e força de Van Der Waals).
B) Se estão submetidas à mesma temperatura e pressão, água e etanol passarão do estado líquido para o gasoso ao mesmo tempo.
C) O etanol irá passar todas as suas moléculas do estado líquido para o gasoso mais rapidamente que a água, uma vez que na água a força intermolecular atuando é a ponte de hidrogênio, enquanto no etanol é somente força de Van Der Waals, que é muito mais fraca.
D) O etanol irá passar todas as suas moléculas do estado líquido para o gasoso mais rapidamente que a água, apesar de na água só haver uma força intermolecular atuando (ponte de hidrogênio) e no etanol haver duas (ponte de hidrogênio e força de Van Der Waals). Isso acontece porque toda a área das moléculas de água está submetida à ponte de hidrogênio que é mais forte. No etanol, apenas uma parte da molécula está submetida à ponte de hidrogênio. A maior parte da molécula está sujeita à força de Van Der Waals, que é de baixíssima intensidade comparada com a ponte de hidrogênio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
LETRA "D"
- D) O etanol irá passar todas as suas moléculas do estado líquido para o gasoso mais rapidamente que a água, apesar de na água só haver uma força intermolecular atuando (ponte de hidrogênio) e no etanol haver duas (ponte de hidrogênio e força de Van Der Waals). Isso acontece porque toda a área das moléculas de água está submetida à ponte de hidrogênio que é mais forte. No etanol, apenas uma parte da molécula está submetida à ponte de hidrogênio. A maior parte da molécula está sujeita à força de Van Der Waals, que é de baixíssima intensidade comparada com a ponte de hidrogênio.
Perguntas interessantes