As fontes de energia consideradas renováveis são consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente ao serem usadas. São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio). Algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou do ano, como é o caso da eólica, que não é usada quando não há ventos e a energia solar, à noite. No caso da fonte hídrica, podem ocorrer estiagens (secas). As fontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no mercado brasileiro e mundial.
Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2021.
As fontes de energia renováveis estão sendo cada vez mais utilizadas no Brasil para gerar energia limpa sem esgotar os recursos naturais para as futuras gerações. Partindo desse pressuposto, considere o gráfico a seguir que compara os percentuais de energia (renovável e não renovável) utilizados no Brasil.
Fontes de energia renováveis. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2021.
Diante dessa análise, é possível afirmar que:
Soluções para a tarefa
Explicação:
química da molécula de hidrogênio). Algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou do ano, como é o caso da eólica, que não é usada quando não há ventos e a energia solar, à noite. No caso da fonte hídrica, podem ocorrer estiagens (secas). As fontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no mercado brasileiro e mundial.
A alternativa correta sobre matrizes energéticas é:
Alternativa 3: Com relação à Biomassa, pode se afirmar que essa fonte de energia deriva-se de materiais de origem orgânica, os quais, geralmente, são desperdiçados ao longo dos processos de produção industrial. Com isso, seu percentual de utilização no Brasil já supera o das fontes de energia solar e eólica.
A matriz energética brasileira é quase toda formada por hidrelétrica, que é uma fonte de energia renovável, mas que causa muito impacto em uma região, já que desvia rios e acaba por destruir uma boa parte de uma zona de floresta.
A energia eólica é importante também no Brasil, mas a maior parte das usinas eólicas ficam no Nordeste, que é a região com mais ventos no Brasil.
A energia oriunda da biomassa, por mais que seja desperdiçada, é muito usada no Brasil também, por exemplo, o gás natural que usamos nos veículos e o álcool combustível.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/30382979
As alternativas são:
Alternativa 1: Com relação à energia nuclear, pode-se considerar sua fonte como proveniente de energia renovável, haja vista que sua obtenção é derivada da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, o qual constitui-se como um elemento da natureza.
Alternativa 2: Com relação à energia proveniente das hidrelétricas, pode se afirmar que esta é fundamental para o Brasil, sendo a fonte de energia renovável mais utilizada no país e considerada como a única que apresenta um processo de produção sem nenhum tipo de impacto socioambiental.
Alternativa 3: Com relação à Biomassa, pode se afirmar que essa fonte de energia deriva-se de materiais de origem orgânica, os quais, geralmente, são desperdiçados ao longo dos processos de produção industrial. Com isso, seu percentual de utilização no Brasil já supera o das fontes de energia solar e eólica.
Alternativa 4: Com relação à energia eólica, pode se afirmar que esta fonte de energia é mais utilizada que a energia solar no Brasil, onde existem vários parques de captação de energia, sendo que alguns deles localizam-se na região Norte do país, localidade que apresenta os ventos mais abundantes do território brasileiro.
Com relação à energia eólica, pode se afirmar que esta fonte de energia é mais utilizada que a energia solar no Brasil, onde existem vários parques de captação de energia, sendo que alguns deles localizam-se na região Norte do país, localidade que apresenta os ventos mais abundantes do território brasileiro.