As filósofas Aranha e Martins (2005) em seu livro “Temas de Filosofia” explicam o que vem a ser mito no sentido dado pela Filosofia e que contemplam os estudos que estamos realizando, vejamos: “Quando pensamos em mitos, hoje, imediatamente lembramos de alguns mitos gregos, como o de Pandora, que abriu a caixa proibida soltando todos os males, restando somente a esperança, ou ainda do saci-pererê, de Tupã e outras lendas que povoaram a nossa infância e que têm origem nas culturas indígena ou africana. O pensamento mítico está, então, muito ligado à magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo. É a partir disso que se desenvolvem os rituais como meios de propiciar os acontecimentos desejados. O ritual é o mito tomado ação. um exemplo: já nas cavernas de Lascaux e Altamira, o homem do Paleolítico (10000 a 5000 a.C.) desenhava os animais, dentro de um estilo muito realista, e depois "atacava-os" com flechas, para garantir o êxito da caçada. Os ritos de nascimento e de morte é que vão dar ao recém-nascido um reconhecimento como ser vivo, pertencente a uma determinada sociedade; ou, ao defunto, a mudança de seu estatuto ontológico (de ser vivo a ser morto) e a aceitação pela comunidade dos mortos. ” Fonte: Aranha, M. L. de A. e Martins, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 53. O mito tem uma função bem específica para os povos anteriores a nós, em especial, quando a oralidade, e não a escrita, era determinante na comunicação entre as pessoas. A partir da Unidade I, leia atentamente as alternativas abaixo e marque a que expressa uma das funções do mito: Alternativas Alternativa 1: explicar cientificamente; Alternativa 2: levar as pessoas a não acreditar; Alternativa 3: dependente da fé; Alternativa 4: desenvolver o pensamento crítico; Alternativa 5: capacitar as pessoas a pensar racionalmente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3 - Dependente da fé
Explicação:
Trecho do livro didático: "Portanto, pode-se depreender daqui que o Mito não é lenda ou fantasia, mas verdade, porém uma verdade intuída, centrada não na razão mas na intuição, logo, dependente da fé." (Unidade I, página 18).
A alternativa correta é a '3'.
"Portanto, pode-se depreender daqui que o Mito não é lenda ou fantasia, mas verdade, porém uma verdade intuída, centrada não na razão mas na intuição, logo, dependente da fé."
Na fé acredita - se coisas que muitas não se pode ser provado racionalmente.
A razão por sua vez em tudo que ele faz tem que se ter provas concretas de validação dos resultados.
Na fé as coisas se provam que capacidade humana de acreditar nas coisas, o que segundo eles tem o poder de mover montanhas.
Já na filosofia racional se não tiver como provar de maneira concreta a ação ou pensamento não é válido.
Bons estudos!