As figuras de linguagens visam valorizar o texto, oferecer maior ênfase na mensagem, estimular maior atenção do leitor entre outros propósitos. Tomando por base as considerações ora salientadas ao se deparar com o seguinte texto “Os ciclistas completaram a competição mortos de sede.” Analisando o sentido figurado tem-se uma:
a.
Hipérbole.
b.
Ironia.
c.
Comparação.
d.
Metonímia.
e.
Metonímia.
Soluções para a tarefa
Hipérbole significa exagero. Os ciclistas estavam com muita sede não mortos de sede.
Resposta: Alternativa A. Hipérbole
Explicação:
A. Verdadeira. A hipérbole significa um exagero proposital, como na expressão "mortos de sede" contida na frase “Os ciclistas completaram a competição mortos de sede”, ou mesmo, em termos como "morto de fome" ou "rios de lágrimas".
B. Falsa. A ironia é uma figura de linguagem que diz de forma contrária aquilo que se pensa. Ex. O menino é um anjinho! (ele não se comporta). Portanto, na frase “Os ciclistas completaram a competição mortos de sede” não há ironia.
C. Falsa. A comparação utiliza palavras conectivas (ex. como, tal, assim, qual, tal qual) para comparar ou qualificar ao que se refere. Eu te espero chegar como a terra seca espera a chuva. Portanto, na frase “Os ciclistas completaram a competição mortos de sede” não há comparação.
D e E. Falsas. Na metonímia ocorre a substituição de um termo por outro semelhante, com grande afinidade ou sentido. Ex. Respeite meus cabelos brancos (o mesmo que "respeite minha velhice ou minha experiência'), há troca de consequência pela causa. Gosto de Picasso (é o mesmo que "gosto da obra de Picasso"), com troca de objeto por pessoa. Portanto, na frase “Os ciclistas completaram a competição mortos de sede” não há metonímia.
Espero ter ajudado!