As figuras abaixo são um fragmento da obra do cartunista Maurício de Souza em que borda ludicamente o Mito da Caverna de Platão. Acerca do referido mito, analise as assertivas a seguir assinale a alternativa correta.
I- Apesar da “distância histórica” da obra de Platão (427-347 a.C), a mesma continua exercendo influência nos dias de hoje devido aos temas que suscita, relacionados à liberdade, alienação, ceticismo, dentre outros.
II- No Mito da Caverna, Platão demonstra, alegoricamente, a dualidade da existência humana, o conflito entre realidade e aparência.
III- O papel do filósofo no Mito da Caverna é desmistificar as diversas construções da “realidade”.
IV- Para Platão, a condição de quem vive nas sombras é de completa vida enganada, portanto, cabe ao filósofo fazer com que ele enxergue um mundo que está além das sombras e da caverna.
a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas IV está correta.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
todas estao corretas
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas, ou seja, todas dialogam corretamente sobre a filosofia de Platão e Aristóteles.
Podemos apresentar uma relação com a alegoria da caverna como uma forma de Platão exemplificar a ignorância dos indivíduos e a necessidade da busca pelo "mundo real".
Além disso, a razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.
Os discursos de Platão e a apresentação do mito da caverna contribuíram para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.
Mais sobre a filosofia clássica:
https://brainly.com.br/tarefa/112583
Afirmativa III se refere a dualidade da realidade de Platão entre mundos coisas-ideias.
I é nítido que as obras de Platão ainda são contundentes e se mostram atemporais.
Na IV talvez fazer enxergar seria melhor como mostrar o caminho para liberdade com a luz do conhecimento.