As fibras musculares são classificadas de acordo com a sua capacidade de gerar tensão durante a contração muscular. De acordo com a distribuição de fibras musculares presente no músculo, este terá características de resistência à fadiga ou de força máxima em um curto período de tempo.De acordo com os tipos de fibras musculares e as características relacionadas, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Algumas pessoas podem ser capazes de melhorar ainda mais os resultados de seu treinamento se conseguirem fazer conversões de tipo de fibra. Mas, obviamente, isso só se aplica a atletas avançados ou àqueles que realmente gostam de mergulhar profundamente na ciência do treinamento.
Homem correndo na escada músculos euatleta (Foto: Getty Images)
Músculos em ação: ortopedista explica como as fibras musculares funcionam na hora do exercício (Foto: Getty Images)
Existem três tipos de fibras musculares primárias nos seres humanos:
Tipo 1: são referidos como contração lenta oxidativa
Tipo 2A: contração rápida oxidativa
Tipo 2B: contração rápida glicolítica
Como os seus nomes sugerem, cada tipo tem características funcionais diferentes. As fibras do tipo 1 caracterizam-se por baixa força/poder/produção da velocidade e resistência elevada, tipo 2B pela força elevada/produção da potência/velocidade e resistência baixa, e a do tipo 2A fica no meio delas.
Os músculos individuais são constituídos por fibras musculares e essas são organizadas em unidades motoras agrupadas dentro de cada músculo. Uma unidade motora é simplesmente um feixe ou agrupamento de fibras musculares. Quando você quer se mover, o cérebro quase instantaneamente envia um sinal ou impulso através da medula espinhal que atinge a unidade motora.
Contração lenta x contração rápida
O impulso então diz que a unidade motora específica para contrair as suas fibras. Quando uma unidade motora dispara todas as células musculares naquela unidade motora específica, em seguida, contrai com 100% de intensidade. Uma unidade motora é recrutada 100% ou não. Portanto, não existe tal coisa como uma unidade motora de disparo parcial ou uma fibra muscular parcialmente contraída.
Quando você se envolve em atividades de muito baixa intensidade, como levantar uma colher para a boca, seu cérebro recruta unidades motoras que têm um menor número de fibras musculares e as fibras que compõem estas unidades motoras menores são de contração lenta. Estas unidades motoras menores são denominadas unidades motoras de limiar baixo. À medida que a intensidade necessária para aplicar a força aumenta, o mesmo ocorre com o número de unidades motoras envolvidas na tarefa, particularmente, o número de unidades motrizes de contração rápida ou de limiar alto.
Explicação:
Alta porcentagem de fibras tipo I A: rápida produção de força máxima, fadiga-se rapidamente.
Alta porcentagem de fibras tipo I: produção de força baixa, baixa velocidade, maior resistência à fadiga.
Alta porcentagem de fibras tipo IIB: força de explosão, resistência à fadiga.
Alta porcentagem de fibras amielínicas: baixa velocidade de condução, resistência à fadiga.